Aguarde...

melhoresempresas

Boas práticas de gestão incentivam produtividade de colaboradores

Gestão de pessoas, assunto cada vez mais relevante dentro de empresas, pode ajudar na evolução e no sucesso de empreendimentos

| ACidadeON/Ribeirao

Gestão de pessoas é diferencial em empresas de sucesso (Foto: Divulgação / Pixabay)
 

 

"Se a empresa não tiver gestão de pessoas, se não cuidar do capital humano, ela não vai para frente, pois são eles que fazem com que a empresa caminhe".

A frase, da psicóloga organizacional Valéria Benedini, resume 18 anos de aprendizado no trabalho. Para a profissional, a gestão de pessoas é um assunto que vem se tornado cada vez mais comum e as empresas, ao buscar novos profissionais, não buscam mais apenas chefes, e sim líderes.

"O líder diz 'nós' enquanto o chefe diz 'eu'. Eles notaram a importância disso e agora buscam pessoas que coloquem a mão na massa e motivem a equipe", relata Valéria.

Já para as empresas que estão empenhadas em boas práticas de gestão de pessoas, o primeiro passo é o contato com a equipe. "Tem que entender o que está acontecendo para entender o que fazer de melhor. A gente sempre orienta o líder a conversar com a equipe".

No dia-a-dia, três singelos gestos podem ter uma tremenda diferença na qualidade de vida dos colaboradores. "Um bom dia, perguntar como foi o final de semana e dar um sorriso quebra qualquer baixo astral e mostra que você está aberto", sugere.

E mesmo o líder não tendo contato diário, é importante estar aberto a conversar e aceitar sugestões dos colaboradores. "Se alguém sugere algo novo e o líder acata, escuta, ele motiva o funcionário, faz ele se sentir reconhecido", afirma a psicóloga organizacional.

Caso o colaborador sinta que o líder não lhe oferece abertura ou não quer que a equipe cresça, Valéria sugere conversar com os Recursos Humanos da empresa. Mas ela alerta que o colaborador tenha provas cabíveis para fazer esse tipo de reclamação para não acabar prejudicado.

Mais do ACidade ON