Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Especial Publicitário

Grupo São Francisco conquista primeiro lugar no GPTW 2019

Investimento e meritocracia com os colaboradores são apostas dos gestores para um desenvolvimento melhor no ambiente de trabalho


 

Equipe do São Francisco comemora bons resultados (Foto: Divulgação)

Em 2019, a São Francisco Saúde foi reconhecida e premiada com o primeiro lugar no ranking do Great Place to Work (GPTW). Participando desde 2015, a operadora foi a única do segmento em todo país a estar entre as "Melhores Empresas para Trabalhar". Entre os principais tópicos analisados pela pesquisa, foram apontados ambiente e condição para o colaborador exercer suas atividades. "Acreditamos que pessoas motivadas, felizes e comprometidas fazem toda a diferença. E somos felizes por termos milhares delas conosco", afirma o presidente do Grupo São Francisco, Lício Cintra.

Atuando há mais de 70 anos, a São Francisco é a quarta maior operadora de medicina de grupo do País, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O executivo de novos negócios, Leandro Alves Hernandes faz parte dessa história e trajetória de sucesso há duas décadas. "Entrei como auxiliar, sem conhecer nada na área da saúde. Aos poucos fui me capacitando e a empresa também foi podendo investir em mim. Passei, aproximadamente, por três setores e estou indo para o quarto agora. Continuo em crescimento. Comecei como auxiliar, passei por analista, depois para supervisão e, agora, cheguei na segunda coordenação", conta.

O crescimento do Leandro é um entre muitos que podem ser contados no grupo. A empresa acredita na importância de investir em cada um dos, quase, quatro mil colaboradores. "Nos últimos 2 anos, promovemos mais de 550 pessoas, homenageamos mais de 600 em relação à meritocracia praticada no espaço de trabalho e outros 600 colaboradores receberam recrutamento interno.", conta a gerente de Gente & Gestão, Lange Velludo. E conclui: "O engajamento é um pilar da área de gestão. Outro pilar é a liderança. Por isso, mais de um milhão de reais foi investido em capacitação e liderança no último ano, além dos outros programas".

As ações de valorização são realizadas durante todo o ano. É importante ressaltar que mais de 1.300 colaboradores receberam treinamento de excelência em atendimento ao cliente e para o programa "Rota da Liderança", destinado para toda a liderança, desde supervisores até a presidência.

Cerca de R$ 100.000,00 em bolsas de estudos também foram ofertados no ano passado. Além dos programas "Seleção", "Reconhecer 20+", "Cuidar de Quem Cuida", que trazem ao pessoal reconhecimento, homenagem e conhecimento. Sem deixar de lado as ações do endomarketing, proporcionando um ambiente mais descontraído e acolhedor.

Conceição Andreia Rodrigues Lima atua como enfermeira da emergência do Hospital São Francisco e faz parte dos colaboradores que estão incluídos nesse investimento. No grupo desde 2008, foram inúmeros cursos, capacitações e treinamentos. "Eu aproveito todas as oportunidades oferecidas. O grupo tem um olhar visionário em cuidar de todos. A educação continuada e o reconhecimento são grandes dentro da São Francisco Saúde", explica Lima.

Para os colaboradores, a diferença é feita em pequenos gestos como "quando tem datas comemorativas, os gestores estimulam as pessoas à comemorar", conta Hernandes. "Quando assumimos um milhão de vidas, ganhamos lembrancinhas, adesivamos as paredes, comemoramos com bexigas e muita festa em cada setor. A empresa faz questão de reforçar que as conquistas são de todos os colaboradores e isso fica claro para todos nós, das equipes", finaliza.

"Eu fazia parte de um programa deles. Fui premiada e homenageada por conta do serviço prestado. Você tem todo o respaldo da empresa e retribui com um bom trabalho, se capacitando e estudando", completa a enfermeira. A história dela começou na empresa bem antes de ter a carteira de trabalho assinada. "Eu já tinha um olhar amoroso com o eles. Minha mãe trabalhou aqui como atendente de enfermagem, profissão que nem existe mais. Hoje, é auxiliar de enfermagem", conta. E o idealizador de toda essa história ressalta. "Sou grato a cada colaborador que veste a nossa camisa e abraça nossos desafios. É graças a eles que nossa empresa cresce mais a cada ano. Também agradeço à área de Gente & Gestão pelo empenho e dedicação nesse projeto".

O grupo
A São Francisco Saúde Possui 272 postos hospitalares, 65 leitos de UTI, 10 leitos de unidade coronariana, 40 leitos de Cuidados Especiais. Seus hospitais e clínicas realizaram cerca de 3 milhões de consultas em 2018. O último ano foi fechado com um faturamento de aproximadamente R$1.4 milhões e cerca de 830 mil beneficiários.

A operadora faz parte de um grupo de empresas que compõem o Grupo São Francisco, um dos maiores grupos de saúde do Brasil.

A holding também é formada pela São Francisco Odonto, que está entre as duas melhores operadoras de planos odontológicos do Brasil; São Francisco Resgate, líder nacional de resgate rodoviário e com atuação no Aeroporto de Guarulhos, e a São Francisco Saúde Ocupacional. Atualmente, conta com mais de 100 unidades próprias em todo o país, cerca de 7 mil profissionais credenciados, 6,7 mil colaboradores diretos e mais de 1,7 milhão de clientes atendidos em todo o Brasil.