Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Noticias

Cidades usam a criatividade como uma ferramenta para melhorar qualidade de vida

Paris, Nova York, Zaragoza e Dublin estão entre os locais que apostam em estimular a criatividade

| ACidade ON

No exterior, governos nacionais e municipais usam a criatividade como uma ferramenta importante de mudança da realidade. Entre os casos mais conhecidos estão o Reinventar Paris, La Colaboradora (Zaragoza) e Dublin City Beta.

No entanto, projetos menos conhecidos, mas igualmente ambiciosos podem ser encontrados pelo mundo, alguns bem perto do Brasil.

É o caso do “Imagina Chile” (http://comunidad.socialab.com/desafios/ver/imagina-chile), um grande concurso nacional de boas ideias, que contribuam, entre outras coisas, para a melhoria da qualidade de vida no país.

O concurso se encerra na próxima semana e as três melhores ideias vão receber um prêmio de seis milhões de pesos chilenos (pouco mais de R$ 30 mil).

Espanha e EUA

Na mesma linha, o município espanhol de Santander e a gigante Nova York também lançaram portais online para quem tiver boas ideias para usar nas suas cidades, embora para públicos diferentes.
No primeiro caso, o Santander City Brain (http://www.santandercitybrain.com) é uma “plataforma online de ideias”, dirigida a moradores ou não da cidade, que queiram apresentar sugestões que possibilitem a viabilização do local como uma cidade inteligente e a execução do seu Plano Estratégico.

No caso de Nova York, o objetivo do portal NYCEDC (http://www.nycedc.com/ ), criado em 2012, é buscar boas ideias, mas também investidores que possibilitem a criação de empregos em áreas definidas pela municipalidade. A ênfase está na economia criativa.

Brasil

No País, há pouco mais de um ano, a organização não-governamental Open Knowledge Brasil criou o projeto #EuVoto (http://euvoto.org), uma plataforma online, para que os munícipes de São Paulo possam conhecer os projetos apresentados pelos vereadores.

Mas, acima de tudo, a população pode sugerir alterações às ideias originais ou, em alguns casos, até usar os vereadores para apresentar projetos de lei de iniciativas populares.

A base é um software livre criado na Argentina, chamado DemocraciaOS, usado em países como EUA, México e Espanha. 

Divulgação

 

Reinventando paris - Uma cidade em busca de criatividade

O projeto Reinventar Paris é um megaconcurso que a capital francesa criou no final de 2014, para que profissionais de diversas áreas pudessem apresentar projetos urbanos inovadores para 23 locais escolhidos. A decisão de lançar o concurso surgiu depois de a cidade ter percebido que começava a perder espaço, no cenário mundial, como um local de atração de mão de obra criativa. Além do concurso, a prefeitura de Paris também tem um portal que recebe ideias da população para a cidade.

http://www.reinventer.paris

Divulgação

La Colaboradora - Rede espanhola divide experiências

É definido pela prefeitura de Zaragoza como “um espaço físico de inteligência coletiva”. O objetivo é fazer com que profissionais de diversas áreas possam compartilhar experiências e conhecimentos na viabilização de projetos. Assim, cada vez que um determinado profissional ajudar outro na realização no seu projeto, fica com um crédito em horas que pode requisitar mais tarde, quando estiver desenvolvendo o seu próprio projeto. Podem participar da rede empreendedores, freelancers, ONGs e ativistas, entre outros.

http://www.zaragoza.es/ciudad/sectores/activa/lacolaboradora/

Divulgação

Dublin city beta - Cidade cria test-drive de ideias criativas

É uma série de projetos que visam propor soluções criativas para a capital da Irlanda. Uma das suas características é a criação de espaços nas ruas, para a discussão de ideias ou apresentação de novidades. A face mais visível é a criação de uma grande área, próxima ao Centro, onde ideias selecionadas pela população são testadas, antes de serem aplicadas a toda a cidade.

Arte / A Cidade

 Visite o site do evento: http://agendaribeirao.com/

Baixe o Adobe Flash Player

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON