Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Confira dez dicas para arrasar no ENEM

Comece a ser preparar já para o Exame Nacional do Ensino Médio e conquiste sua vaga; inscrições vão até dia 18

| ACidadeON/Ribeirao

 
O Exame Nacional de Ensino Médio está com as inscrições abertas e os vestibulandos e estudantes que já estão se preparando para prestar um dos maiores vestibulares do País.  

ACidade ON ouviu dois professores - Murilo Solano Dias, professor e vice-coordenador no Cursinho Popular Edgar Morin, em Sertãozinho, e Edson Moscoso, professor do Grupo Seb -,  e traz dez dicas dos mestres para você arrasar no exame deste ano e conquistar a tão sonhada vaga numa universidade pública.  

Confira as dez dicas

1. Carga de estudo deve ser gradativa

Acredite que é possível chegar lá e planeje seu sonho. Ninguém fica com o corpo sarado ou emagrece rapidamente. Estudar é a mesma coisa! Não adianta começar com altas cargas de estudo , pois a tendência é o cansaço acumular e você abandonar seus objetivo. Comece com uma carga compatível e aumente aos poucos, assim seu corpo e sua mente se habitua com o estudo intenso.  

2. Organize as disciplinas e o tempo 

Organização é fundamental! Criar um calendário semanal para que cada dia seja dedicado a uma ou duas matérias, garante um aprofundamento melhor na hora de reter o conhecimento. Elaborar um plano de estudo é fundamental para realizar seu sonho. 


3. Não leve dúvida adiante

Não deixe a matéria acumular e nem adiante o conteúdo se ainda tem dúvidas. Também  não se prenda a um conteúdo muito difícil, principalmente se a sua carreira de escolha não utiliza esse nível em uma determinada área do conhecimento.
 


 
4. Identifique suas fraquezas

Identifique suas fraquezas e necessidades e trabalhe para superá-las. Estudar as matérias que gostamos é prazeroso, mas aprender o que temos dificuldades é quando atingimos o sucesso. 

5. Descanse 

A rotina de estudos de um vestibulando exige disciplina, mas distrair a cabeça é importante no processo da aprendizagem, assim como uma boa noite de sono é fundamental. Portanto, planeje o seu dia e durma bem, intercalando os estudos com descanso.

6. Aula dada é aula estudada

Nada de matar aula! Estudar o conteúdo visto em sala de aula, fazer os exercícios que os professores recomendam e rever os principais conceitos é fundamental. Além disso, revisar as anotações e fazer resumos também é uma forma de manter o conteúdo na cabeça.  

7. Faça amigos  

Conhecer outros estudantes para trocar informações e conhecimento é interessante. Ensinar ajuda muito no aprendizado.  

8. Treine

Participe de simulados para treinar! Em muitos cursos pré-vestibulares e escolas, é comum que as instituições façam simulados para que os alunos sintam como vai ser a estrutura de um vestibular. Assim, os estudantes podem administrar o tempo da resolução das questões e lidar com fatores como nervosismo e ansiedade.

9, Simule 

Conhecer o estilo dos vestibulares é essencial. Por isso, refazer as provas dos anos anteriores garante ao estudante conhecer o método da prova e o estilo que ela segue. Desta forma, o aluno pode se antecipar nas estratégias e garantir um melhor desempenho.

10. Redação nota 1000 

A redação tem um grande peso nos vestibulares e para garantir um texto nota 1.00, é necessário treinar e praticar.  Por isso, ficar atento sobre os temas propostos pelo professor e praticar diariamente ajuda na hora de redigir um com texto. Na última edição do Enem (2017), por exemplo, apenas 53 alunos tiraram nota 1,000 e 309.157 mil zeraram na redação.



QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também