30 dicas para começar o ano de estudos com o pé direito

Confira dicas de professores de Ensino Médio e cursinho para conquista a sonhada aprovação

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Isabella Grocelli
Pixabay

 

Para ajudar os estudantes a conquistarem um lugar na lista de aprovados do vestibular dos sonhos, o ACidade ON pegou dicas de estudo com o diretor geral do Criar, Luiz Cláudio Jubilato, com o professor do Cursinho Popular de Medicina da USP, João Vitor Resende, e com os professores da Gabarito. Confira!

1 - Estar bem consigo e ciente que será um ano de muito empenho, sem esquecer-se como pessoa.

2 - Estudar de forma sistemática e organizada todos os dias.

3 - Estar “em dia” com a matéria, e sem desanimar, se, por ventura, atrasar em relação à sua programação.

4 - Descubra seu tempo de otimização de estudo, isto é, qual tempo você consegue dedicar-se ao estudo, sem perder a concentração. Faça desse tempo o seu módulo pessoal, dividindo o tempo diário em espaços de estudo que coincida com esse módulo.

5 - Seu ambiente de estudo individual deve estar isolado de sons e pessoas que possam interferir na sua concentração.

6 - Esse ambiente deve ser bem ventilado e se possível iluminado naturalmente.

7 - Descanse após cada módulo. Levante, estique-se, caminhe dentro do ambiente. Cuidado com o uso do celular nesse momento, pois você poderá exceder o tempo programado para o intervalo entre matérias.

8 - Importantíssimo nesse ano: atividade física (no mínimo uma hora por dia), todos os dias da semana, e uma boa alimentação.

9 - Caso você ainda tenha dúvidas sobre sua opção profissional, converse na sua casa com seus pais, na escola, com amigos, professores e orientadores, além de profissionais e estudantes do curso pretendido por você.

10 - Uma boa noite de sono é fundamental. Evite ultrapassar o tempo planejado e entrar madrugada adentro. Pense que sua primeira aula, ou primeira hora de estudo, é bem cedinho.

11. Tente se tranquilizar durante os simulados. Através deles você estará treinando para a situação real no final do ano.

12. Mantenha-se atualizado. Leia também livros, revistas e jornais. Não se contente apenas com seu material didático. A leitura o ajudará na articulação de ideias, melhorará seu vocabulário e o preparará para a compreensão de enunciados.

13. Conheça a universidade e o vestibular aos quais pretende candidatar-se. As provas do passado podem fornecer a chave de como será o exame.

14. Não se limite a decorar datas, fatos e fórmulas. Os “grandes” vestibulares exigem informações contextualizadas. Em lugar de se preocupar com quando, quanto e o quê, tente saber como e por quê.

15. Não discuta o vestibular nas horas de lazer com os amigos. Isso pode acirrar o clima de competição e tornar-se um fator a mais de stress.

16. Não abandone as atividades que dão prazer, como praticar esportes, ver os amigos, etc. Basta adotar um ritmo que não atrapalhe, priorizando o estudo.

17. Não mergulhe desesperadamente nos estudos. Folgas semanais são fundamentais para a estabilidade emocional.

18. Não descarte seus simulados, sem antes conferir os tipos de erros que foram cometidos na prova. Caso nunca tenha visto “aquilo” antes, solicite ao seu professor para sanar as dúvidas.

19. A maioria dos temas das redações são sociopolíticos (comportamentais) e de várias questões da área de humanas também, portanto não esqueça de ler artigos.

20. Escrever, corrigir, escrever, corrigir, escrever, corrigir uma vez por semana, no mínimo.

21. Assistir a filmes inspirados em personagens históricos, obras literárias e documentários também é estudar. Ir a palestras e teatro também.

22. Não é a quantidade de horas de estudo que define a aprovação, mas sim a qualidade das horas de estudo.

23. Nunca usar remédios para turbinar o raciocínio sem consultar um médico.

24. Praticar meditação ou Yoga ou exercícios de alongamento podem ajudar a cuidar da concentração.

25. Nunca beba muito café e energético para estudar. Nunca ficar longas horas em frente ao celular ou computador à noite. Tudo isso atrapalha o sono. Dormir é aprender.

26. Aluno de cursinho tem que esquecer o passado, começar do zero, como se não soubesse nada. Se soubesse tudo, teria passado no vestibular.

27. Ninguém lê o manual do candidato, mas eles são ótimos para direcionar o estudo dos conteúdos.

28. Faça resumos e leituras dos pontos mais importantes estudados a cada semana.

29. Identifique quais são as principais dificuldades e destine uma maior parte do tempo a elas.

30. Em exatas, escreva as fórmulas com a maior frequência possível, além de fazer exercícios do mesmo estilo várias vezes.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.