7 dicas para economizar combustível

Confira ações simples que você pode fazer para gastar menos no posto

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Gabriela Virdes

 

F.L. Piton/Arquivo A Cidade
Ações simples podem reduzir seu gasto no posto de gasolina (Foto: F.L.Piton/Arquivo A Cidade)

1. REVISÃO EM DIA
Esta dica é essencial em qualquer situação e não apenas para reduzir o consumo de combustível. Verificar a vela de ignição, filtros e limpezas periódicas de bicos injetores ajudam o motor a não consumir mais do que deve.

2. CARRO ALINHADO E PNEU CALIBRADO
Tudo precisa estar ajustado, senão, o carro precisa fazer mais força que o comum para andar e, com isso, consome mais combustível.

3. EVITE ARRANCADAS
Tirar o veículo da inércia é o pico do consumo, por isso, evitar acelerações bruscas ajudam a consumir menos combustível.

4. EVITE CARGAS DESNECESSÁRIAS
Dependendo do peso da carga adicional, o consumo aumenta em 10% a 15%. Isso porque o motor precisa usar mais potência para movimentar o veículo.

5. RESPEITE AS MARCHAS
Pode parecer óbvio, mas pouca gente costuma realizar a troca de marchas corretamente no veículo. Reduzir as marchas de maneira certa faz o consumo de combustível ser menor.

6. VIDRO FECHADO
Acima de 80 km/h deve-se andar sempre de vidro fechado para não prejudicar a aerodinâmica do veículo. Fechar os vidros normaliza o fluxo de ar e facilita o trabalho do motor.

7. FUJA DE CONGESTIONAMENTOS
Realizar rotas alternativas, mesmo que mais longas, com o carro em constante movimento, consome menos combustível do que o trajeto mais curto e com trânsito.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.