Cinco dicas na hora de se exercitar na terceira idade

Apesar de nunca ser tarde demais para começar, é importante seguir orientações para ter uma vida saudável

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem

Qimono / Pixabay

Se você, sua mãe, sua avó ou até bisavó estão começando a se exercitar ou não sabem muito bem por onde começar, o ACidade ON conversou com o coordenador técnico da Bodytech, Leonardo Andrade, e pegou cinco importantes orientações na hora das atividades físicas.

1 – Nunca é tarde demais para começar
Assim como Agnes e Marta, o primeiro e mais importante conselho de Leonardo é começar a se exercitar. “Não precisa buscar uma academia. Caminhe no parque, vá até a padaria a pé. Tenha essa mobilidade”.

2 – Procure orientação médica
Se os exercícios serão feitos em uma academia, antes da inscrição se consulte para descobrir quais as limitações do idoso ou idosa. “Exemplificando com a osteoporose, se a pessoa tem a doença e só faz hidroginástica – que não tem muito impacto na musculação – os efeitos são mínimos”. Quanto mais informações, melhor!

3 – Algumas academias oferecem programas próprios
Existem algumas academias que oferecem programas próprios com um atendimento diferenciado para idosos ou pessoas com deficiências. “Na Bodytech temos o Programa Care, que oferece um acompanhamento na musculação, essa atenção maior”, comenta o coordenador.

4 – Experimente atividades diferentes
“Ah, mas eu já fiz exercícios e não gostei”. Jogue a primeira pedra quem nunca falou isso. Antes de descartar os exercícios físicos como uma possibilidade, teste diferentes classes e modalidades. “As academias estão oferecendo uma abrangência cada vez maior de aulas para atender a demanda de gostos”, explica Leonardo.

5 – Exercite o corpo, alegre a mente
Leonardo também explica que a academia é ótima para a vida social. Nas aulas, é possível conhecer novas pessoas, conversar e se divertir. “Existem turmas que fazem até grupos de WhatsApp e se juntam para comemorar aniversários”, conclui.
 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.