Cinco locais para se exercitar em Ribeirão Preto

Praças e parques da cidade oferecem áreas para patins, academia ao ar livre e pista para corrida, entre outros

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem

Para quem gosta de praticar exercícios físicos e entende que esta é uma fonte de saúde e bem estar, listamos cinco dicas para treinar gratuitamente em Ribeirão Preto.

Matheus Urenha / A Cidade

1 - Parque Maurílio Biagi localizado na Alameda Botafogo s/nº, próximo à estação rodoviária e à Câmara Municipal, tem área para caminhada, corrida, bicicleta e patins. Além disso, possui rampa de skate, quadra de futebol, gramados, academia ao ar livre e parque de areia para as crianças.

VEJA GALERIA DE FOTOS

Ainda na região Oeste da cidade, o campus da USP é muito frequentado por corredores profissionais e amadores. A qualidade do ar garantida pelos inúmeros bosques do local e a bela paisagem do lago inspira até os mais desanimados;

Milena Aurea / A Cidade

2 - O Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o Curupira, na avenida Costabile Romano s/n°, e o Parque Dr. Luis Carlos Raya, na rua Severino Amaro dos Santos, no Jardim Botânico, ambos na zona Sul da cidade, possuem estacionamentos próprios e infraestrutura de pista para caminhada ou corrida com trechos mais inclinados, que exigem um preparo maior.

Eles possuem academia ao ar livre e equipamentos para exercícios físicos, além de parque de areia para crianças. Tudo emoldurado por um belo gramado, quedas d´água e tanques de peixes.
Ao fim das atividades no parque Curupira, é possível reabastecer as energias com sucos naturais ou água de coco das cantinas. Já no parque Raya, a venda de refrescos ocorre do lado de fora.
Vários grupos de corrida se encontram nos parques para a prática esportiva e, em dias programados, há aulas gratuitas de yoga.

Além disso, aos domingos, das 7h às 13h, é ativada a CicloFaixa de Lazer, que une os dois parques. O percurso de mais de 6 km é todo monitorado e quem não tem bicicleta pode alugar uma. Menores de 7 anos não pagam.

Matheus Urenha / A Cidade

3 - Tom Jobim é nome de cantor e compositor e, em Ribeirão Preto, nome de parque também. Muito frequentado pelos moradores da zona Norte, o parque oferece pistas de caminhada e corrida. Quem preferir pode andar de bicicleta ou se exercitar na academia ao ar livre.

Silva Junior / ME

4 - O Parque das Artes é o mais novo da cidade, localizado na zona Sul. Também é uma boa opção para quem deseja praticar atividades físicas. Caminhar, correr ou pedalar é possível em toda a sua extensão. Há academia ao ar livre e gramados para quem quiser se exercitar com auxílio de equipamentos. Perto dali, a Praça da Bicicleta se tornou ponto de encontro para quem busca mais qualidade de vida. É possível, caminhar, correr, andar de bicicleta, de skate ou patins no local, que se tornou um reduto dos amantes da vida saudável. Grupos de corrida e assessorias esportivas se reúnem diariamente por lá. Uma boa alternativa é iniciar as atividades no parque e terminá-las na praça, percorrendo 1,5 km de caminhada, corrida ou pedaladas.

Aos domingos de manhã, na Praça da Bicicleta, é possível iniciar ou encerrar as atividades com uma deliciosa água de coco. De quinta a domingo, a praça recebe uma grande quantidade de foods trucks, em que são servidas comida saudáveis.

Silva Junior / ME

5 - A Praça do Canhão, no final da avenida 13 de Maio, é bastante frequentada pelos esportistas da zona Leste. Seja para caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou praticar slackline, o local é bastante procurado no início da manhã ou final da tarde. Partem dali alguns grupos de corrida de Ribeirão Preto e há quem receba assessoria esportiva ali mesmo, na praça. Ainda na zona Leste é possível se exercitar nos 2,2 km de ciclovia da avenida Henry Nestlé.

Já na zona Norte, a opção é a Via Expressa Norte, a via Norte, com 5 km para pedalar, caminhar ou correr.

Companhia

Os animais de pequeno porte, como cães e gatos até 10 kg, podem fazer companhia aos seus tutores na hora do exercício nos parques da cidade. Desde abril deste ano a entrada dos pets está liberada em todos os parques municipais, que ficam abertos das 6h às 20h todos os dias.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.