ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Cinco locais para se exercitar em Ribeirão Preto

Praças e parques da cidade oferecem áreas para patins, academia ao ar livre e pista para corrida, entre outros

| ACidadeON/Ribeirao

Para quem gosta de praticar exercícios físicos e entende que esta é uma fonte de saúde e bem estar, listamos cinco dicas para treinar gratuitamente em Ribeirão Preto.

Matheus Urenha / A Cidade

1 - Parque Maurílio Biagi localizado na Alameda Botafogo s/nº, próximo à estação rodoviária e à Câmara Municipal, tem área para caminhada, corrida, bicicleta e patins. Além disso, possui rampa de skate, quadra de futebol, gramados, academia ao ar livre e parque de areia para as crianças.

VEJA GALERIA DE FOTOS

Ainda na região Oeste da cidade, o campus da USP é muito frequentado por corredores profissionais e amadores. A qualidade do ar garantida pelos inúmeros bosques do local e a bela paisagem do lago inspira até os mais desanimados;

Milena Aurea / A Cidade

2 - O Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o Curupira, na avenida Costabile Romano s/n°, e o Parque Dr. Luis Carlos Raya, na rua Severino Amaro dos Santos, no Jardim Botânico, ambos na zona Sul da cidade, possuem estacionamentos próprios e infraestrutura de pista para caminhada ou corrida com trechos mais inclinados, que exigem um preparo maior.

Eles possuem academia ao ar livre e equipamentos para exercícios físicos, além de parque de areia para crianças. Tudo emoldurado por um belo gramado, quedas d´água e tanques de peixes.
Ao fim das atividades no parque Curupira, é possível reabastecer as energias com sucos naturais ou água de coco das cantinas. Já no parque Raya, a venda de refrescos ocorre do lado de fora.
Vários grupos de corrida se encontram nos parques para a prática esportiva e, em dias programados, há aulas gratuitas de yoga.

Além disso, aos domingos, das 7h às 13h, é ativada a CicloFaixa de Lazer, que une os dois parques. O percurso de mais de 6 km é todo monitorado e quem não tem bicicleta pode alugar uma. Menores de 7 anos não pagam.

Matheus Urenha / A Cidade

3 - Tom Jobim é nome de cantor e compositor e, em Ribeirão Preto, nome de parque também. Muito frequentado pelos moradores da zona Norte, o parque oferece pistas de caminhada e corrida. Quem preferir pode andar de bicicleta ou se exercitar na academia ao ar livre.

Silva Junior / ME

4 - O Parque das Artes é o mais novo da cidade, localizado na zona Sul. Também é uma boa opção para quem deseja praticar atividades físicas. Caminhar, correr ou pedalar é possível em toda a sua extensão. Há academia ao ar livre e gramados para quem quiser se exercitar com auxílio de equipamentos. Perto dali, a Praça da Bicicleta se tornou ponto de encontro para quem busca mais qualidade de vida. É possível, caminhar, correr, andar de bicicleta, de skate ou patins no local, que se tornou um reduto dos amantes da vida saudável. Grupos de corrida e assessorias esportivas se reúnem diariamente por lá. Uma boa alternativa é iniciar as atividades no parque e terminá-las na praça, percorrendo 1,5 km de caminhada, corrida ou pedaladas.

Aos domingos de manhã, na Praça da Bicicleta, é possível iniciar ou encerrar as atividades com uma deliciosa água de coco. De quinta a domingo, a praça recebe uma grande quantidade de foods trucks, em que são servidas comida saudáveis.

Silva Junior / ME

5 - A Praça do Canhão, no final da avenida 13 de Maio, é bastante frequentada pelos esportistas da zona Leste. Seja para caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou praticar slackline, o local é bastante procurado no início da manhã ou final da tarde. Partem dali alguns grupos de corrida de Ribeirão Preto e há quem receba assessoria esportiva ali mesmo, na praça. Ainda na zona Leste é possível se exercitar nos 2,2 km de ciclovia da avenida Henry Nestlé.

Já na zona Norte, a opção é a Via Expressa Norte, a via Norte, com 5 km para pedalar, caminhar ou correr.

Companhia

Os animais de pequeno porte, como cães e gatos até 10 kg, podem fazer companhia aos seus tutores na hora do exercício nos parques da cidade. Desde abril deste ano a entrada dos pets está liberada em todos os parques municipais, que ficam abertos das 6h às 20h todos os dias.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
1 comentários
  • Salvador Piló
    19/03/2018 00:30:55
    Boa noite. Estava lendo a reportagem a respeito da liberação de cães e gatos em Parques na Cidade de Ribeirão Preto. Nesta reportagem do dia 1/8/2017 22:07 ressalta a liberação da companhia dos pets até 10kg desde que acompanhado de seus tutores. Tanto a proibição quanto a liberação veio por meio de uma liminar? RESPOSTA -A determinação veio da lei municipal, não da Justiça

Veja também