Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

Gasparini deixa Assembleia Legislativa e se aposenta de disputas

Com 82 anos de idade, ex-prefeito de Ribeirão Preto afirma que pretende continuar fazendo política, mas sem disputar eleições

| ACidadeON/Ribeirao

Welson Gasparini foi eleito vereador pela primeira vez em 1959 (foto: Renato Lopes / Especial - 27. mar. 2017).
 
Após 60 anos concorrendo a cargos eletivos, Welson Gasparini, prefeito de Ribeirão Preto em quatro oportunidades, deixou a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) na última quinta-feira (14), e se aposentou das disputas eleitorais, aos 82 anos de idade. Mesmo assim, Gasparini afirma que pretende continuar fazendo política.  

Eleito vereador pela primeira vez em 1959, aos 22 anos de idade, Gasparini chegou a Prefeitura, pela primeira vez, em 1964. Depois disso, foram mais três mandatos como chefe do Executivo, totalizando 17 anos no poder, se tornando o prefeito que mais passou a frente da administração da cidade. Além disso, foram três mandatos como deputado estadual e um como deputado federal.  

Apesar do longo currículo, ele pretende continuar dando sugestões e fazendo observações para os amigos, incluindo o filho o vereador Maurício Gasparini (PSDB), que estão na política. "Eu não estou me aposentando da política, eu vou continuar fazendo política, porque eu acho que é uma obrigação de todos nós participarmos da política. Eu só não vou mais disputar cargos", declara Gasparini.  

"E acho que é uma obrigação de todos nós", completa Gasparini em contato com o ACidade ON, que afirma que o maior orgulho foi ter participado das disputas eleitorais.  

Convite norte-americano
 
Enquanto prefeito, Gasparini recorda de quando recebeu o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, nos anos 1960, Lincoln Gordon, em Ribeirão Preto. Ele conta que chamou a atenção do diplomata norte-americano, em razão da pouca idade.  

"Um mês depois de ele ter vindo à prefeitura, ele me mandou uma carta me convidando para fazer visitas a prefeituras dos Estados Unidos, conversar com os prefeitos, conhecer projetos administrativos", relata Gasparini, que diz que foi recebido nos Estados Unidos pelo senador Robert Kennedy.  

O ex-prefeito conta que a visita aos Estados Unidos e, depois, a Alemanha, ajudaram a entrar em contato com procedimentos da administração pública mais modernos do que os praticados no Brasil, além disso, a discussão sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, que estavam em mais destaque no exterior.  

Leia mais:
Welson Gasparini anuncia que não será candidato em 2018  

Deputados eleitos em Ribeirão Preto tomam posse na Alesp



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook