Aguarde...

Política

Imunidade de rebanho é quando a doença chega a 70% da população

Termo foi utilizado pelo prefeito Nogueira em vídeo; Em Ribeirão Preto, percentual significa 490 mil pessoas com a covid-19

| ACidadeON/Ribeirao

(Foto: Weber Sian/A Cidade)

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB,) utilizou o termo imunidade de rebanho como uma das saídas para encerrar a pandemia do novo coronavírus (veja o vídeo ao final do texto).

Ao longo do final de semana, internautas questionaram o ACidade ON sobre o significado da imunidade de rebanho. Em nota, a prefeitura afirmou que quando a infecção pelo novo coronavírus atingir 70% da população de Ribeirão Preto teremos a imunidade de rebanho.

Levando em conta a projeção de 700 mil habitantes para Ribeirão Preto, significa que a imunidade de rebanho é atingida quando 490 pessoas estiverem com o anticorpo da covid-19. "Até isso acontecer, temos que ter a estrutura assistencial disponível para garantir atendimento", disse a prefeitura. 
 
 
MAIS:  Prefeitura sobe o tom na defesa de flexibilizar o isolamento


Sobre a possível flexibilização da quarentena, defendida no mesmo vídeo citado, o Executivo Municipal garante que está atento aos números da covid-19. "O trabalho da prefeitura tem sido propor ações que nos permitam, com segurança à vida das pessoas, retomar algumas atividades dentro de protocolos sanitários", informou a prefeitura.

Ainda segundo o Executivo Municipal, uma reunião que acontece nesta terça-feira (26) será decisiva para os próximos passos da quarentena em Ribeirão Preto. O prefeito vai apresentar no comitê municipalista do governo do Estado as propostas sanitárias que possibilitam o relaxamento gradual do isolamento a partir de 1º de junho.
 

Mais do ACidade ON