Aguarde...

Política

Deputados de Ribeirão votaram a favor do adiamento das eleições

Proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados, nesta quarta (1º de julho); escolha do prefeito de Ribeirão Preto e vereadores fica para novembro

| ACidadeON/Ribeirao

Interessados em se candidatar têm de ficar de olho nos prazos do TSE (Foto: F.L. Piton/Arquivo A Cidade)
 
Os deputados federais de Ribeirão Preto Baleia Rossi (MDB) e Ricardo Silva (PSB) votaram a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adia as eleições municipais. A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (1º de julho). O pleito vai ocorrer nos dias 15 e 29 de novembro - anteriormente, as eleições estavam marcadas para outubro.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA
 
A proposta foi aprovada em dois turnos pelos deputados, após ter passado pelo Senado Federal. O placar ficou 407 votos a favor contra 70. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o texto será promulgado na quinta-feira (2).  

O texto determina o adiamento das eleições municipais por causa do novo coronavírus (covid-19). Por meio de uma emenda de redação, os deputados definiram que caberá ao Congresso decidir sobre o adiamento das eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos da doença.  

Os deputados ribeirão-pretanos decidiram votar a favor da matéria, após ouvir a opinião de especialistas. No início de junho, eles haviam defendido a manutenção do pleito em outubro. Baleia Rossi disse que se reuniu com a bancada do MDB na semana passada para discutir o tema.  

"Não fizemos um fechamento de questão. Majoritariamente, a bancada apoia o adiamento da eleição para o dia 15 de novembro. No Senado, tivemos a votação no mesmo sentido", declarou, por meio da assessoria.  

Já Ricardo Silva afirmou que a medida é importante para diminuir o risco de contaminação pelo coronavírus. "Mas não permitimos a prorrogação do mandato de prefeitos. Todos têm o direito de ir às urnas para trocar seus governantes", declarou.  

Eleições em Ribeirão
 
De acordo com levantamento do ACidade ON, Ribeirão Preto tem, pelo menos, 11 pré-candidatos na disputa pela prefeitura. Neste ano, também serão escolhidos os 22 vereadores da próxima Legislatura.  

Leia mais:
Veja os possíveis candidatos a prefeito de Ribeirão Preto

Mais do ACidade ON