Aguarde...

Política

Eleições 2020: Procura-se mesário em Ribeirão Preto

Pandemia do novo coronavírus tem afastado voluntários a mesário em Ribeirão Preto; cidade precisa de 4,4 mil voluntários

| ACidadeON/Ribeirao

(Foto: F.L. Piton/Arquivo A Cidade)
 
Além de causar a mudança da data das eleições municipais de 2020, a pandemia do novo coronavírus (covid-19) também tem causado outro problema para as seções de votação: a falta de mesários. Em Ribeirão Preto serão necessários 4.428 voluntários para o pleito deste ano.  

Geografia do voto
 
Ribeirão Preto conta com quatro zonas eleitorais, divididas em 128 locais de votação e 1.107 seções eleitorais. A zona eleitoral com mais seções é a 305, que agrega bairros das zonas Leste e Sul, desde o bairro Ribeirão Verde, passando pela Ribeirânia e o Distrito de Bonfim Paulista. Contudo, a zona 265, que agrega bairros das zonas Norte e Oeste, conta com o maior número de eleitores -cerca de 115 mil pessoas.  

Dificuldades
 
Segundo o chefe da zona Eleitoral 266, Reinaldo de Souza Morelli, atualmente está no ar a campanha para atração de voluntários a mesários. Isso porque, de acordo com ele, os cartórios têm tido dificuldades em atrair voluntários para preencher as mesas de votação, devido à pandemia.
 
"Os cartórios de Ribeirão estão sempre precisando completar as mesas de votação. Quanto mais mesários voluntários surgir, melhor é. A vantagem maior são os dois dias de dispensa do serviço, a cada dia de convocação pela Justiça Eleitoral", afirma.  

Benefícios
 
Quem tiver interesse em se voluntariar à função de mesário nas eleições municipais de 2020, pode obter algumas vantagens pelo trabalho prestado nos dias de votação:  

- Dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
- Dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
- Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral;
- Auxílio-alimentação;
- Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital);  

Quem pode ser mesário?
 
Pessoas maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.  

Quem não pode ser mesário?
 
- Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;
- Os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva;
- Os autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
- Os que pertencem ao serviço eleitoral;
- Os eleitores menores de 18 anos;
- Ocupantes dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e Guardas Civis Municipais, mesmo que a título de mesário voluntário.  

Como se voluntariar?
 
Os interessados em se tornar mesário voluntário podem se inscrever pelo site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) - clicando aqui.


Mais do ACidade ON