Aguarde...

Política

Baleia Rossi é o favorito para assumir a Câmara Federal

O nome do deputado de Ribeirão Preto foi escolhido por Rodrigo Maia para concorrer contra Arthur Lira

| ACidadeON/Ribeirao

Baleia Rossi é favorito na eleição para presidente da Câmara Federal (Foto: ACidade ON / Arquivo)
O deputado federal Baleia Rossi (MDB), de Ribeirão Preto, é o favorito para assumir a presidência da Câmara Federal a partir de fevereiro de 2021. O nome de Baleia foi escolhido na tarde desta quarta-feira (23), em uma reunião capitaneada pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

No último final de semana, Maia e Baleia estiveram com o ex-presidente Michel Temer (MDB) em São Paulo. O encontro ajudou muito na escolha de Baleia, que tinha concorrência de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Pela articulação atual da Câmara, Baleia será apoiado por um bloco com mais de 10 partidos, incluindo legendas de esquerda, como PT e PCdoB. Isso deve dar a ele os votos necessários para vencer a disputa no primeiro turno - a Câmara tem hoje 513 deputados. 
 
Durante a coletiva que oficializou o Baleia como candidato, o deputado lembrou o nome de Ulisses Guimarães e citou uma fase dele: "tenho ódio e nojo das ditaduras". "Nesse momento o que nos une é a defesa de democracia", seguiu Baleia. 


Disputa com Bolsonaro

Baleia Rossi terá como opositor na disputa pela presidência Arthur Lira (PP-AL), que é o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Lira também tem um bloco importante de partidos no seu apoio, no entanto, com um número de deputados perto de 200 - insuficiente, neste momento, para vence Baleia.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON