Aguarde...

Política

MP questiona secretaria e pede abertura de leitos em Ribeirão

Promotor afirma que existe o risco de colapso do sistema de Saúde em Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao

Promotor da Saúde Pública Sebastião Sérgio da Silveira (Foto: Arquivo A Cidade)
 

O promotor Sebastião Sérgio da Silveira, do MP-SP (Ministério Público de São Paulo), encaminhou ofício para secretaria da Saúde de Ribeirão Preto e para Diretoria Regional de Saúde solicitando a abertura de novos leitos destinados para o tratamento de pacientes com novo coronavírus (covid-19).  

LEIA MAIS - Ocupação em UTI covid ultrapassa 90% nesta sexta (8)
 
Nesta sexta-feira (8), a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados para o combate da covid-19 chegou a ultrapassar 90%, de acordo com a plataforma leitoscovid.org (às 14h20, a ocupação era de 89,1%).  

Em Ribeirão Preto, 111 leitos de UTI foram destinados para o tratamento da doença. O promotor alega que houve uma rápida ocupação das vagas destinadas aos pacientes acometidos com a covid-19.  

LEIA MAIS - Estado mantém a região de Ribeirão Preto na fase amarela
 
Além disso, ele pontua que, além do risco de colapso do sistema de saúde, o elevado índice de ocupação de leitos pode causar outros prejuízos ao município, como a regressão de fase no Plano São Paulo.  

Ainda nesta sexta-feira, na atualização do Plano São Paulo, a região de Ribeirão Preto continuou na fase amarela - clique e saiba mais.  

A promotoria também solicitou informações sobre a programação e o limite de ativação dos leitos. Caso as exigências não correspondam aos requisitos do Ministério Público, existe a possibilidade da aplicação de sanções na Justiça.  

Outro lado  

A reportagem do ACidade ON questionou a secretaria da Saúde sobre a possibilidade de abertura de novos leitos para o tratamento da covid-19. A pasta apenas informou que o assunto será abordado durante anúncio da prefeitura na tarde desta sexta-feira.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON