Publicidade

politica

Lei prevê espaço exclusivo para carros sem motorista em Ribeirão

Veículos autônomos passam por testes em alguns lugares do mundo; nos Jogos de Tóquio esses veículos foram utilizados no transporte de atletas

| ACidadeON/Ribeirao -

Prefeitura de Ribeirão Preto prevê que norma específica faça regulação de veículos autônomos (Foto: Reprodução/Pixabay)
 
O projeto de revisão da Lei do Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo de Ribeirão Preto, que será apresentada em audiência pública nesta quinta-feira (27), prevê a limitação de áreas segregadas para os veículos autônomos (carros robóticos sem motorista). 

LEIA MAIS - Ônibus superarticulado começa a ser testado em Ribeirão Preto
 
Segundo a prefeitura, o artigo foi incluído no projeto como uma previsão legal, com o intuito de não criar barreiras na incorporação do desenvolvimento tecnológico urbano. No comunicado, o município ainda informa que a medida não é obrigatória e que deve ser aprofundada com uma lei para regulamentação específica.  

"Essa previsão integra o conceito de promoção da cidade inteligente (Smart City), com utilização de tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirma em contato com a reportagem.  

O futuro chegou
 
Os veículos autônomos já são realidade em alguns lugares no mundo. Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os atletas se movimentaram dentro da Vila Olímpica utilizando um veículo autônomo.  

Por curiosidade, o atleta japonês do judô Aramitsu Kitazono foi atropelado nas dependências da Vila Olímpica por um desses veículos, O judoca é deficiente visual e atravessava a faixa de pedestres.  

De acordo com o GE, a utilização de veículos foi suspensa após o acidente. O atleta sofreu ferimentos leves na cabeça e nas pernas. Nos Estados Unidos, testes com esse tipo de veículo também já são realizados.
 

Vista aérea de Ribeirão Preto (Foto: Arquivo/ A Cidade)

Mais notícias


Publicidade