Publicidade

politica

Vereadores se dividem sobre realização do Carnaval em Ribeirão

Câmara de Ribeirão Preto aprovou requerimento que pede a não realização de blocos de rua e festas públicas

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Câmara de Ribeirão Preto ( Foto: Marcelo Fontes)

A Câmara de Ribeirão Preto ficou dividida em votação, realizada na noite desta terça (16), que indica ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB) ofício solicitando a não realização de desfiles de blocos de rua e festejos públicos no Carnaval 2022. 

LEIA MAIS - Cultura de Ribeirão confirma nove blocos no Carnaval 2022 

A discussão partiu de um requerimento do vereador Elizeu Rocha (PP), vice-líder do governo no Legislativo, que afirma que a festa deve ser mais uma vez adiada por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O requerimento para que o ofício seja encaminhado para Nogueira recebeu nove votos favoráveis, oito contrários e uma abstenção. 

"O Carnaval você blocos nas ruas, um encostando no outro suados, cervejas, bebidas e farras, como vimos no Carnaval de 2020", declarou o autor da proposta. "O que nós vamos comemorar com mais de 600 mil mortes no País?", questionou. O vereador André Rodini (Novo) também defendeu o ofício no plenário. 

A indicação foi questionada por alguns vereadores, como Ramon Todas as Vozes (Psol), que encaminhou contrário ao ofício. "A gente vem de um período grande de pandemia, de restrições sanitárias, de circulação de pessoas e de uma história do carnaval na cidade, dos blocos de rua, do setor cultural já parado", disse. 

Ele ainda afirma que outros eventos foram retomados, além do setor de bares e restaurantes, por exemplo. "O Carnaval não pode ficar de fora e, por fim, essa indicação vai contra as próprias ações do executivo", afirma o vereador, que lembrou a publicação do chamamento público para realização do carnaval de rua pela secretaria da Cultura. 

O argumento foi acompanhado pela vereadora Duda Hidalgo (PT). "É precoce a gente debater uma medida sanitária de um evento que vai acontecer daqui alguns meses", disse. Lincoln Fernandes (PDT), que votou contrário ao pedido de indicação, seguiu na mesma linha. 

Blocos confirmados 

De acordo com a secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, o Carnaval 2022 tem nove blocos inscritos para realização de festas em áreas públicas do município. Os blocos, fizeram o cadastro no chamamento público da Cultura, que foi encerrado no último dia 8 de novembro. 

Placar  

Sim 
André Rodini (Novo)
Elizeu Rocha (PP)
Gláucia Berenice (DEM)
Brando Veiga (REP)
Franco Ferro (PRTB)
Bertinho Scandiuzzi (PSDB)
Maurício Vila Abranches (PSDB)
Paulo Modas (PSL)
Renato Zucoloto (PP) 

Não
Jean Corauci (PSB)
Judeti Zilli (PT)
Lincoln Fernandes (PDT)
Marcos Papa (CID)
Duda Hidalgo (PT)
Maurício Gasparini (PSDB)
Ramon Todas as Vozes (Psol)
Sergio Zerbinato (PSB) 

Abstenção 

Matheus Moreno (MDB) 

O vereador Luís França (PSB) não participou da votação e Alessandro Maraca (MDB) não é obrigado a votar, por ser o presidente da Mesa Diretora.  

Os votos de Isaac Antunes (PL) e Igor Oliveira (MDB) não haviam sido registrados no painel.

Mais notícias


Publicidade