Publicidade

politica

Ribeirão: Ex-vereador Waldyr Villela é absolvido pela Justiça

Villela era alvo de três denúncias de crime de peculato, exercício ilegal da medicina e exercício de atividade proibida; Ele sempre negou as acusações

| ACidadeON/Ribeirao -

Waldyr Villela - Foto: Reprodução/EPTV

O ex-vereador de Ribeirão Preto Waldyr Vilela, foi absolvido pela Justiça do crime de peculato - quando o agente público usa seu cargo para tirar algum tipo de vantagem para si próprio. Ele foi acusado de usar comissionados do Legislativo e o carro oficial no serviço que prestava em um ambulatório na zona Norte da cidade. 

Na decisão assinada no dia 19 de novembro, a juíza Ilona Márcia Bittencourt, da 5ª Vara Criminal de Ribeirão Preto argumenta que o conjunto de provas apresentado no processo não foi suficiente para condenar o ex-parlamentar.  

"Cabe reconhecer que os indícios de autoria existentes nos autos, em desfavor dos réus Waldyr Vilela e Solange, embora, de fato, fundamentem a suspeita sobre eles lançada na peça acusatória, não se revestem da robustez necessária a um desfecho condenatório", disse.  

A mesma decisão absolveu a ex-assessora parlamentar de Villela, Solange Moreira Mattos, da acusação de falsidade ideológica.  

Villela, que hoje tem 84 anos, também  respondia também por exercício ilegal da medicina, mas a ação prescreveu por causa do prazo e da idade do réu, informou a Justiça. Ele é dentista, mas foi acusado de exercer funções ligadas à medicina no consultório que atendia famílias carentes. 

Afastamento  

Villela chegou a ser afastado do cargo de vereador em agosto de 2017 após a denúncia, mas obteve um recurso de habeas corpus reconhecido pela Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e foi reintegrado ao legislativo em 2019. 

Na época ele comemorou a decisão. "Estou muito forte. Igual a um touro", conta. O ex-vereador sempre negou as acusações e se dizia inocente.     

Villela ainda tentou uma nova candidatura em 2020, mas com 892 votos não conseguiu se reeleger pelo MDB. Ele estava na Câmara desde 2001. 

VEJA TAMBÉM - Prefeitura de Ribeirão reajusta IPTU e outros tributos municipais








Waldyr Villela - Foto: Reprodução/EPTV
Waldyr Villela - Foto: Reprodução/EPTV

Mais notícias


Publicidade