Publicidade

politica

Mesário tem 2 dias de folga no trabalho; Veja como fazer a inscrição

Trabalho de mesário não é remunerado, mas recebe auxílio-alimentação e ainda tem direito a dois dias de folga no trabalho

| ACidadeON/Ribeirao -

Urna eletrônica (Foto: Secom/TSE)
As pessoas que se interessarem em servir nas eleições de outubro podem se informar na página da mesária e do mesário voluntário no Portal da Justiça Eleitoral e fazer a inscrição nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado. O cadastro também pode ser feito pelo e-Título, aplicativo móvel que permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor registradas na Justiça Eleitoral.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android, nas lojas Google Play e Apple Store. Para se cadastrar, é necessário informar o número do título ou do CPF, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais. Feito isso, o interessado poderá ser convidado a participar das eleições como mesário voluntário pelo juiz eleitoral responsável, que segue critérios definidos em lei.

Os selecionados são capacitados por meio de uma plataforma de ensino a distância (EaD) ou por meio do aplicativo Mesário. No treinamento, os futuros colaboradores se informarão sobre fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também receberão um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.

Em regra, qualquer brasileiro ou brasileira que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário, voluntário ou convocado. As exceções são os candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

O trabalho de mesário não é remunerado, mas ele faz jus a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. Esse colaborador ainda tem direito a dois dias de folga no trabalho, havendo mais dois dias para quem participar do treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral. Além disso, a atuação pode servir como critério de desempate em concursos públicos, caso haja essa previsão no edital.

Por fim, o mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular, se a instituição universitária em que estiver matriculado tiver convênio com o TRE local.

Serviço à democracia

As mesárias e os mesários colaboram com a lisura do processo eleitoral, viabilizam as eleições e fortalecem a democracia. Cabe a eles facilitar e assegurar às eleitoras e aos eleitores o exercício do direito de votar e ser votado, garantindo que a vontade popular seja respeitada.

Nas Eleições Gerais de 2018, a Justiça Eleitoral contou com 1.770.252 mesários em todo o país, sendo 593.859 voluntários. No último pleito municipal, em 2020, dos quase 1,8 milhão de mesários, cerca de 667,5 mil trabalharam voluntariamente para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito.

As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro, com eventual segundo turno previsto para o dia 30 do mesmo mês. Cerca de 147 milhões de eleitoras e eleitores vão às urnas para escolher os próximos deputados estaduais, distritais e federais, senadores, governadores e o presidente da República.

Mais notícias


Publicidade