ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

TJ nega mais um habeas corpus a Dárcy Vera

Em apenas uma semana, ex-prefeita de Ribeirão teve dois pedidos de liberdade negados pela Justiça

| ACidadeON

Weber Sian / A Cidade
Acusada de liderar esquema de corrupção na prefeitura, ex-prefeita Dárcy Vera está presa (foto: Weber Sian / A Cidade)

 

O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo negou mais um habeas corpus à ex-prefeita Dárcy Vera (sem partido). Em apenas uma semana, foi a segunda derrota judicial da acusada de receber R$ 7 milhões em propina para viabilizar o pagamento de honorários à advogada Maria Zuely Librandi.

“Cuida-se de mera reiteração, agora acrescida de considerações de mérito, inoportunas em se de de habeas corpus. Indefiro de plano o presente writ [mandado de segurança] impetrado”, diz trecho da decisão do desembargador Ricardo Sale Júnior, publicada sexta-feira (12).

Na semana passada, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou liminar em outro pedido de habeas corpus feito pela defesa de Dárcy.

A defesa alegou que estariam sendo apresentados fatos novos, com o encerramento da instrução criminal e também que o acordo de delação premiada do ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Wagner Rodrigues, que motivou a prisão de Dárcy, “se revelou mentiroso”.

A defesa da ex-prefeita requereu liminar para revogar a prisão preventiva ou substituí-la por outras medidas cautelares e, no mérito, a concessão da ordem com o mesmo conteúdo, em caráter definitivo.

Ao negar o pedido de liminar, a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, disse que o habeas corpus não foi adequadamente instruído com os documentos necessários para a análise das alegações.

 

Veja também