- Publicidade -
PolíticaÁgua consumida em Ribeirão Preto tem três mil anos; Entenda

Água consumida em Ribeirão Preto tem três mil anos; Entenda

Estudo contratado pela Prefeitura de Ribeirão Preto tem o objetivo de avaliar a disponibilidade hídrica do Aquífero Guarani

- Publicidade -

A água consumida em Ribeirão Preto tem aproximadamente três mil anos, de acordo com estudo contratado pela Prefeitura de Ribeirão Preto. O levantamento tem o objetivo de avaliar a disponibilidade hídrica do Aquífero Guarani.

Ribeirão Preto é o maior município que utiliza 100% da água retirada do aquífero para abastecimento da população. Os dados foram divulgados pela prefeitura e pela Trituim Geologia e Meio Ambiente Ltda., responsável pelo levantamento.

- Publicidade -

As amostras foram coletadas em 30 poços utilizados no sistema de abastecimento e avaliadas pelo professor Ricardo Hirata, especialista em águas subterrâneas.

“Até o momento, já podemos informar que a água consumida em Ribeirão Preto tem aproximadamente três mil anos, o que demonstra a sua qualidade e ao mesmo tempo a preocupação com o tempo de recarga do aquífero”, afirma o professor.

Dados foram analisados pelo professor Ricardo Hirada, especialista em águas subterrâneas (Foto: Fernando Gonzaga/CCS Ribeirão Preto)

Inteligência artificial

Segundo a prefeitura, os responsáveis pelo estudo vão utilizar as informações coletadas para construir um modelo conceitual e numérico, utilizando programas de inteligência artificial para estabelecer as características hidráulicas de parte do aquífero.

Água do rio Pardo

Além do levantamento sobre o Aquífero Guarani, o secretário da Saerp, Antônio Carlos de Oliveira Júnior, informou que em dezembro será dada a ordem de serviço para início dos estudos sobre captação de água do Rio Pardo.

“Os estudos sobre o Aquífero Guarani fornecerão dados importantes para a gestão do abastecimento do município, avaliando limites da explotação da água e também para o Comitê de Bacias tomar decisões quanto às restrições impostas para perfurações de novos poços”, disse.

- Publicidade -

Segundo o secretário, um dos objetivos é definir quais locais serão implantados a Estação de Tratamento de Água, as adutoras e reservatórios no município.

“Termos dois mananciais para abastecimento significam maior segurança para a população e empresas no fornecimento de água com qualidade e ininterruptamente”, disse o secretário.

SAIBA MAIS
Conheça o ator de Ribeirão Preto que participa da série ‘Senna’, da Netflix

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Como fica o clima neste fim de semana no interior de SP?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -