- Publicidade -
Ribeirão PretoPolíticaCâmara aprova criação de política de prevenção às enchentes em Ribeirão Preto

Câmara aprova criação de política de prevenção às enchentes em Ribeirão Preto

Proposta aprovada pela Câmara de Ribeirão Preto, na última quarta-feira (11), ainda deve ser analisada pelo prefeito Ricardo Silva (PSD)

- Publicidade -

Em meio aos temporais que têm atingido Ribeirão Preto nos últimos dias, a Câmara aprovou proposta que cria a Política Municipal de Prevenção às Enchentes. O texto discutido pelos vereadores na noite da última quarta-feira (11), ainda deve ser analisado pelo prefeito Ricardo Silva (PSD), que pode vetar ou sancionar o projeto.

De acordo com a proposta, de autoria da vereadora Judeti Zilli (PT), a política tem o objetivo de reduzir os riscos de inundação ao oferecer espaços mais permeáveis para retenção natural da água, reduzir a sobrecarga dos sistemas de drenagem, entre outras medidas.

- Publicidade -
- Publicidade -

O texto propõe ações que poderiam ser adotadas para prevenção de enchentes em Ribeirão Preto, como:

  • pavimentos de revestimentos permeáveis;
  • teto-verde: instalação de vegetação sobre as estruturas construídas;
  • jardins de chuva;
  • valas de infiltração;
  • bueiros ecológicos;
  • ampliações das lagoas de contenção;
  • serviços de limpeza e dragagem nos córregos;
  • implantação de parques lineares ao longo dos leitos dos cursos d’água;
  • mapeamento das galerias de águas pluviais;
  • limpeza e dragagem anual das lagoas de contenção das barragens existentes.

Desafios hídricos

Na justificativa do projeto, a vereadora Judeti Zilli aponta que a proposta tem a intenção de reduzir os danos de alagamentos, inundações e enchentes por meio de sistemas de drenagem urbana.

“Muitas ações existem, em um momento ou outro, mas que falta uma política pública de estado, de município, articuladas entre si, feitas sistematicamente, de forma a enfrentar verdadeiramente este problema”, disse a parlamentar.

SAIBA MAIS
Chuva volta a alagar avenida na zona Sul de Ribeirão Preto


- Publicidade -

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

- Publicidade -

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Carnaval cheio de energia: 7 receitas com carboidratos para manter o pique

- Publicidade -
- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020, 2022 e 2024, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas