A Câmara Municipal de Ribeirão Preto instalou nesta segunda-feira (17) a CEE (Comissão Especial de Estudos) para investigar supostas faltas e descumprimentos contratuais na PPP (Parceria Público-Privada) da iluminação pública, firmada entre a prefeitura e o consórcio Conecta Ribeirão Preto.
A CEE foi instalada em razão do alto número de reclamações por falhas na execução dos serviços. O acordo foi assinado em agosto de 2023 após leilão realizado na B3, a bolsa de valores de São Paulo.
O custo é de R$ 1.837.565,47 por mês. O valor é depositado pela Administração Municipal a partir da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), que é paga mensalmente pelos moradores na conta de energia elétrica.

A comissão será composta pelos vereadores Daniel Gobbi (PP), Rangel Scandiuzzi (PSD) e Matheus Moreno (MDB). “O nosso foco é verificar os pagamentos mensais de agosto até agora, e quais serviços foram realizados”, afirma Daniel Gobbi, presidente da comissão.
De acordo com o parlamentar, serão ouvidos representantes da CPFL, responsável pelo serviço antes da PPP, do consórcio e da Secretaria de Infraestrutura.
Fila de espera
Na última sexta-feira (14), a prefeitura informou que a lista de espera chegou a ter 2,5 mil solicitações feitas pela população junto a Conecta. Contudo, nos últimos 30 dias, o número de solicitações pendentes caiu para mil.
“Ainda há um volume alto de solicitações pendentes. Nosso objetivo é zerar essa fila e estamos apoiando a Conecta para que isso aconteça. A iluminação pública deve ser contínua e eficiente, pois impacta diretamente na segurança da população”, disse o vice-prefeito e secretário da Casa Civil Alessandro Maraca (MDB).
O que diz a Conecta?
Em nota, a Conecta Ribeirão Preto informou que ainda não foi notificada em relação a CEE, mas pretende colaborar com quaisquer solicitações e esclarecimentos que sejam necessários sobre o contrato e os serviços prestados até o momento.
“Historicamente a Concessionária mantém uma postura colaborativa com o poder público e com a imprensa, para atender cada dia melhor a população oferecendo bons serviços e tecnologia de ponta”, afirma o comunicado assinado pelo gerente de Operações da Conecta Ribeirão Preto, Paulo Almeida.
SAIBA MAIS
Ex-prefeito de Ribeirão participa de comissão sobre regulamentação de novo imposto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como treinar na onda de calor?