Em visita a Ribeirão Preto, na noite desta quinta-feira (16), o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) criticou pré-candidatos da chamada terceira via. Ele chamou o ex-juiz Sergio Moro (Pode) e o governador de São Paulo João Doria (PSDB) de ‘viúvas’ do Bolsonaro.
“A gente não pode achar que a alternativa para derrotar o Bolsonaro é chamar um clube das ‘viúvas’ do Bolsonaro (…) O Brasil não está precisando derrotar o Bolsonaro, o Brasil está precisando derrotar as causas que produzem essa tragédia. O Sergio Moro e o Doria fazem parte do sistema de ‘causação’ de uma elite que não tem compostura moral e quer que tudo fique como está”, disse.
Ele também avaliou o resultado da pesquisa Datafolha para as eleições presidenciais de 2022 divulgada nesta quinta. A pesquisa mostra Luiz Inácio Lula da Silva na liderança com 48% das intenções de voto no primeiro turno. Já o presidente Jair Bolsonaro, aparece na sequência com 22%.
“Pesquisa boa ou ruim é um retrato, e a vida não é retrato, a vida é um filme. Eu vou fazer o que puder fazer para estabelecer esse debate respeitoso, fraterno, porém profundo sob ponto de vista do que interessa porque o país que mais crescia na história da humanidade de repente virou o país que menos cresce?”, conclui Gomes.
Visita a Ribeirão Preto
Ciro Gomes participa nesta quinta de uma solenidade de filiação ao PDT de Suely Vilela – segunda colocada na disputa da Prefeitura de Ribeirão Preto em 2020 – na Câmara Municipal.
O encontro também é para abordar as diretrizes a serem traçadas na região visando a campanha do ano que vem.
O evento era para ter sido realizado na semana passada, mas precisou ser adiado em cima da hora por causa de um atraso no voo de Ciro que partiria do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Leite Lopes, em Ribeirão.