Neste domingo, 2 de outubro, 467.661 eleitores de Ribeirão Preto vão às urnas para eleger deputados federais, estaduais, senador, governador de São Paulo e presidente da República. Em todo o País, o período de votação é o mesmo: as seções eleitorais serão abertas às 8h e a votação será encerrada às 17h.
O que levar para votação?
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.
Os documentos oficiais com foto aceitos são:
- carteira de identidade
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- identidade social
- passaporte
- certificado de reservista
- carteira de trabalho
- ou outro documento de valor legal com foto.
Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá – lembrando que não é possível baixar o e-Título neste domingo.
Ordem de votação
No primeiro turno, os eleitores vão realizar cinco votos, na ordem a seguir:
- Deputado federal
- Deputado estadual
- Senador (1 vaga)
- Governador
- Presidente da República
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sugere que o eleitor leve uma lista com os números dos candidatos escolhidos já escritos na ordem em que eles serão digitados na urna. Lembrando que não é permitida a consulta do número do candidato pelo aparelho celular.
O eleitor não poderá fazer o uso do equipamento no momento da votação, que deverá ser deixado com os mesários ou com alguma pessoa que o estiver acompanhando na votação.
Como justificar
Os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral podem justificar a ausência pela internet. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica (clique aqui).
A opção da justificativa ficará disponível no e-Título nos dois turnos, durante o horário da votação, das 8h às 17h. O Requerimento de Justificativa Eleitoral, o RJE, também pode ser apresentado, acompanhado de um documento com foto, em qualquer local de votação do estado no dia e horário do pleito.
O requerimento deve ser preenchido com o número do título de eleitor. Caso contrário, não será aceito. Quem não puder justificar a ausência no dia da eleição tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa.
“Lei Seca”
Não haverá “Lei Seca” no Estado de São Paulo durante o primeiro turno das eleições 2022. De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), a “Lei Seca” é uma prerrogativa da Secretaria de Segurança Pública do estado. Desde 2006, São Paulo não adota a medida.
Eleitorado de Ribeirão Preto
A maior parte do eleitorado de Ribeirão Preto é formada por mulheres, com 54% do total, ante 46% do eleitorado formado por homens. Ribeirão Preto conta com 1.130 seções eleitorais, divididos em 128 locais de votação – os locais de votação podem ser consultados clicando aqui.
Os maiores locais de votação de Ribeirão Preto são:
- Colégio Marista/Centro – 8960 eleitores
- E.E. Amélia dos Santos Musa/Ipiranga – 8.531 eleitores
- Centro Universitário Barão de Mauá/Jardim Paulista – 7501 eleitores
- E.E. Alberto Santos Dumont /Sumarezinho – 7.271 eleitores
Mudanças
Pessoas que votavam nas escolas Metodista (Centro), Professora Glete de Alcântara (Parque Ribeirão Preto), Sesi 344 (Campos Elíseos) e Vereador José Bompani (Valentina Figueiredo), precisam ficar atentos. Isso porque, passarão a votar em novos locais. Confira:
- Zona 108 (seções 118/121/122/125/321/348)
Onde era: Colégio Metodista
Novo endereço: Colégio Brasil – Rua Américo Brasiliense, nº 925, Centro
- Zona 108 (seções 263 a 276)
Onde era: Escola Estadual Professora Glete de Alcântara
Novo endereço: Escola municipal Dr. Faustino Jarruche – Rua Carlos Edson Machado, nº 100, Jardim Marquesi
- Zona 265 (seções 178 a 183)
Onde era: Escola Estadual Vereador José Bompani
Novo endereço: CEI João da Cruz Moreira – Rua Dr. Francisco Henrique Lino da Rocha, nº 71, Valentina Figueiredo
- Zona 266 (seções 46/47/48/49/125)
Onde era: Sesi 344
Novo endereço: Escola Municipal Dr. João Gilberto Sampaio – Rua Pindamonhangaba, nº 851, Vila Mariana