Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Eleições

Justiça Eleitoral afirma ser fake urna que se 'autocompleta'

Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra urna eletrônica se 'autocompletando' após eleitor apertar a tecla 1, resultando no número 13 do candidato do PT

| ACidadeON

 

Segundo Justiça Eleitoral, vídeo que mostra urna se 'autocompletando' é montagem (Foto: reprodução)

A Justiça Eleitoral afirmou ser fake um vídeo que viralizou neste domingo (7) nas redes sociais denunciando que uma urna eletrônica, após o eleitor apertar o número 1 , se autocompleta com o 3, resultando no número de candidatura de Fernando Haddad (PT).  

"Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna autocompletar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela", afirmou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais, em posicionamento que foi referendado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

O TRE disponibilizou um vídeo no qual um técnico explica como foi feita a montagem:  

 


A Justiça Eleitoral esclareceu que "mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa. A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto".