Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Candidatos de Ribeirão são multados pela Justiça Eleitoral

Fernando Chiarelli foi penalizado por propaganda eleitoral antecipada; Coronel Usai teria patrocinado conteúdo no Instagram sem cadastrar a conta usada

| ACidadeON/Ribeirao

Os candidatos Luís Henrique Usai (PRTB) e Fernando Chiarelli (Patriota) (Foto: divulgação)
 
Os candidatos a prefeito de Ribeirão Preto, Fernando Chiarelli (Patriota) e Coronel Usai (PRTB), foram multados em R$ 5 mil, cada um, pela Justiça Eleitoral. Usai não teria informado que faria propaganda em uma página no Instagram e Chiarelli foi acusado de propaganda antecipada nas redes sociais.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020
 
A ação movida contra Chiarelli foi proposta pelo MPE (Ministério Público Eleitoral), que considerou uma postagem publicada em uma página no Facebook como campanha eleitoral antecipada. O post foi publicado no dia 24 de setembro, mas a campanha só começaria no dia 27.  

A decisão foi da juíza Isabel Cristina Alonso Bezerra Zara, que julgou procedente o pedido da promotoria.  
 
Já Usai, foi multado após ação movida pelo PT (Partidos dos Trabalhadores). A legenda adversária alega que o candidato do PRTB utilizou uma página no Instagram sem ter informado o endereço eletrônico para a Justiça Eleitoral.  
 
O pedido foi julgado procedente pelo juiz Sylvio Ribeiro de Souza Neto. Nos dois casos, os candidatos têm o prazo de 30 dias para pagar a multa.   


Outro lado
 
A assessoria do Coronel Usai informou, em contato com o ACidade ON, que já recorreu da decisão. Mas admite que não havia indicado os endereços para Justiça Eleitoral, o que já foi regularizado. Contudo, a equipe optou por tirar a página do ar até que a Justiça Eleitoral volte a analisar o caso.  

Já a equipe de Fernando Chiarelli (Patriota) afirma que o candidato não fez campanha antecipada, porque a página oficial do candidato no Facebook ainda não está no ar e deve ser ativada nos próximos dias. Alega ainda que a multa não interfere na candidatura.




Mais do ACidade ON