Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Propostas de candidatos ficam de fora do Divulgacand

Candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto afirmam que solicitaram atualização ao TSE, mas ainda aguardam resposta

| ACidadeON/Ribeirao

Plataforma Divulgacand (Foto: reprodução)
 
As propostas de governo de quatro candidatos que disputam a Prefeitura de Ribeirão Preto não estão disponíveis no Divulgacand, plataforma desenvolvida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para trazer mais transparência para as candidaturas. Os concorrentes afirmam que cobram o tribunal para a atualização da página.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020
 
De acordo com a Legislação Eleitoral, o plano de governo é um dos documentos exigidos no ato de registro de candidatura. O ACidade ON consultou os processos de solicitação de registro dos 11 candidatos que disputam a prefeitura e todos apresentaram suas propostas ao tribunal.  

Porém, na consulta ao Divulgacand, disponível para qualquer eleitor, o documento com os planos dos candidatos Antônio Alberto Machado (PT), Coronel Usai (PRTB), Emilson Roveri (Rede) e Vanderley Caixe (PCdoB) não aparecem para consulta do eleitorado, ao contrário dos outros concorrentes.  

A equipe de campanha de Machado informou que os documentos foram entregues, além de ter sido solicitado a divulgação do plano, porém o documento ainda não foi colocado no ar para que os eleitores pudessem consultar.  

A mesma situação enfrentada por Emilson Roveri, que acredita que possa ter ocorrido um problema técnico. Vanderley Caixe disse que já foi feito o pedido e que a solicitação tem sido reforçada, mas a equipe continua aguardando.  

Já o Coronel Usai afirma que o plano foi apresentado no registro mais de uma vez, mesmo assim ainda não foi inserido no sistema.  

O que o TSE diz?
 
A reportagem entrou em contato com o TSE, responsável pelo sistema, que informou que o sistema passa por várias atualizações. O tribunal afirma que, em situações parecidas, o documento pode ter sido retirado para atualização pelo candidato.


Mais do ACidade ON