Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Novidade: dois mandatos coletivos foram eleitos em Ribeirão

A partir de 2021, Ribeirão Preto contará com 22 cadeiras na Câmara Municipal

| ACidadeON/Ribeirao

O mandato coletivo Ramon Todas as Vozes recebeu 2.744 votos (Foto: reprodução/EPTV)
 
Pela primeira vez, Ribeirão Preto elegeu os chamados "mandatos coletivos" para compor a Câmara Municipal. Ramon Todas as Vozes (PSOL) e Judeti Zilli do Coletivo Popular (PT) vão integrar o legislativo ribeirão-pretano entre 2021 e 2024.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020
 
Com eles, virão os auto-denominados "co-vereadores". O objetivo é que as decisões nas votações sejam tomadas em conjunto pelos integrantes do mandato coletivo. É válido lembrar que os co-vereadores não recebem subsídios de parlamentar.  

A professora Judeti Zilli já foi conselheira tutelar e faz parte de uma ONG (Organização Não Governamental) em defesa das mulheres. De acordo com Judeti, o mandato será dividido com outras quatro pessoas.  

"Todas as decisões serão discutidas e aprovadas consensualmente ou por deliberação de voto. Para que isso? Para que todos possam ser ouvidos e que a gente agregue isso maior democracia no exercício do legislativo", explica a vereadora eleita.  

Outro coletivo, que contou com o professor Ramon Faustino no registro da urna, terá outros oito co-vereadores. "Formamos o mandato pensando nas representações da sociedade. [...] achamos que não conseguimos construir políticas para população de Ribeirão se não tiver pluralidade", conta.  

O advogado Jorge Sanches lembra que o mandato coletivo não é oficial no País e depende de um acordo informal entre o parlamentar eleito e o grupo que ele representa. "Para todos os efeitos legais e judiciais, quem vai exercer o mandato é a pessoa que está inscrita no partido e foi registrada na Justiça Eleitoral como candidato", pontua (com EPTV).  

Leia mais:
ON Explica: entenda o que são as candidaturas coletivas  

Veja os 22 vereadores eleitos em Ribeirão Preto

Mais do ACidade ON