A Construsantos, empresa responsável pelas obras da segunda unidade do Bom Prato em Ribeirão Preto, na região do Hospital das Clínicas, afirmou que diminuiu o ritmo da construção, por conta da solicitação de reajuste no valor do contrato.
A situação foi apresentada pelo engenheiro da obra Ricardo Alexandre Silva, durante reunião da CEE (Comissão Especial de Estudos) da Câmara Municipal, na última terça-feira (22). “Se não for aprovado o realinhamento, a gente não tem condições de tocar a obra”, disse o engenheiro.
A empresa informou que 80% do serviço já foi concluído. O valor inicial da obra era de R$ 3.663.727,33 e o prazo previsto para entrega seria até setembro de 2021. Na semana passada, o governo estadual, responsável pela gestão do restaurante popular, prometeu a entrega para junho deste ano.
O engenheiro disse que no início da obra, 23 funcionários trabalhavam no local. Mas, atualmente, são apenas “três ou quatro pessoas” atuando na construção. “A obra não parou em nenhum momento, mas, para que seja concluída, necessitamos desse aditivo. Também enfrentamos outros problemas como as chuvas e que atrasaram o prazo final da entrega”, declarou.
De acordo com ele, os funcionários que estão trabalhando têm realizado serviços de estrutura no telhado e de revestimento externo da construção. Segundo Ricardo, a empresa tem operado no prejuízo, por isso, foi solicitado ao município o aditivo de R$ 727 mil.
A empresa afirma que o valor é necessário para suprir os aumentos nos preços de matérias-primas, como o aço. A Construsantos ainda informou que o pedido foi feito duas vezes, mas ambos foram negados.
Uma terceira solicitação foi enviada para secretaria municipal de Assistência Social. Por meio de nota, a prefeitura declarou que está em tratativas com a construtora e aguarda o parecer jurídico sobre o novo pedido de ajustes de preço.
Já que os outros dois pedidos foram negados com parecer jurídico da Procuradoria-Geral do Município. Esclarece ainda que o pedido de reajuste por parte da empresa foi solicitado na última segunda-feira (21).