As obras do futuro campus do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) em Ribeirão Preto seguem dentro do cronograma previsto e devem ser concluídas até a metade de 2026, segundo o diretor-geral da unidade, Paulo Sérgio Calefi.
Ao acidade on, ele informou que o local passou por uma fase inicial de limpeza e que, desde julho deste ano, as equipes já trabalham na reforma da infraestrutura do espaço.
Toda a reforma da infraestrutura está em andamento. Já foram feitos reparos de alvenaria e o reboco que havia se deteriorado com o tempo está sendo recuperado.
Paulo Sérgio Calefi
A obra está orçada em R$ 29.226.976,24 e está sendo realizada pela construtora Carvalho Costa & Silva LTDA, de Barretos. O empreendimento ficará no terreno da antiga Cianê, nos Campos Elíseos, zona Norte de Ribeirão Preto – clique aqui para ver o projeto arquitetônico.
O cronograma está sendo cumprido, mas é preciso um pouco de paciência, já que se trata de uma obra com prazo de execução de 12 meses. Esse período começou a contar entre junho e julho, quando foi concluída a fase de limpeza do terreno e iniciada a etapa efetiva da reforma.
Paulo Sérgio Calefi
Em nota encaminhada à reportagem, o MEC (Ministério da Educação) afirmou que os recursos para a construção da unidade já foram repassados e que “a implantação do campus Ribeirão Preto é de responsabilidade do IFSP”.

Sem tombamento, mas com preservação histórica
Calefi também explicou que o prédio onde funcionará a unidade do IFSP em Ribeirão Preto não é mais tombado. Segundo ele, um acordo firmado com o Ministério Público em janeiro de 2025 resultou na reversão do tombamento.
Como contrapartida, a instituição se comprometeu a construir um memorial da indústria têxtil, mantendo os elementos arquitetônicos originais, como as ruas de paralelepípedos, os símbolos da antiga empresa e a caixa d’água.
O Ministério Público reverteu o tombamento em função de um acordo que prevê a construção de um memorial da indústria têxtil.
Paulo Sérgio Calefi
Ainda de acordo com o diretor-geral da unidade, “também será mantida a preservação de todos os volumes arquitetônicos, das ruas de paralelepípedos e dos símbolos da empresa, presentes na caixa d’água e na faixa da fachada dos prédios”.

Cursos e funcionamento
O IFSP aguarda a portaria de autorização de funcionamento a ser emitida pelo MEC, prevista ainda para 2025, segundo Calefi.
Com essa autorização, a instituição definirá se as primeiras turmas regulares começarão na sede provisória ou na definitiva. O imóvel provisório fica Parque Ribeirão, zona Oeste, e foi cedido para o campus em outubro de 2023.
Pode ser que a gente abra curso em fevereiro e vai ser no prédio provisório, os cursos regulares. Então, tudo depende dessa portaria de autorização de funcionamento do MEC. Estamos preparados para iniciar as atividades na sede provisória, que já está pronta, e, dependendo de como for, também estamos preparados para, a partir de agosto, oferecer os cursos na sede definitiva
Paulo Sérgio Calefi
Inicialmente o campus de Ribeirão Preto vai oferecer três cursos no eixo da Comunicação e Informação, sendo dois integrados ao ensino médio e um de nível superior – clique aqui e veja quais são.

Cursos de extensão
Segundo o IFSP, o campus de Ribeirão Preto já oferece três cursos de extensão voltados à comunidade. Entre eles está o curso de Horticultura Orgânica, realizado pelo Programa Mulheres Mil.
Também são oferecidos o curso de Horta Comunitária na Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto e o curso de Maquiagem em Pontal, cidade na região de Ribeirão, ambos integrados ao Programa Capacita em Rede.
SAIBA MAIS
Professora de Ribeirão é premiada por projeto que ensina Libras e promove inclusão em sala de aula
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM