O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Congresso Nacional, na última terça-feira (1º), um projeto de lei que institui o “Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil”.
A proposta pretende reconhecer o dia 2 de julho como data da expulsão definitiva das tropas portuguesas de Salvador, ocorrida em 1823, um ano após a Proclamação da Independência por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, o projeto não tem como objetivo transformar a data em feriado nacional. Portanto, o dia 2 de julho continuará sendo a data oficial da Independência da Bahia e seguirá como feriado estadual.
Encaminhamos hoje um projeto de Lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta, estarei em Salvador para comemorar esta data histórica junto ao povo baiano 🇧🇷
— Lula (@LulaOficial) July 1, 2025
🎥 Cláudio Kbene pic.twitter.com/XY0CSxZPTz
‘Isso vai estar nos livros de história do Brasil’
Lula ainda afirmou que a história do povo baiano para a independência é pouco conhecida e que o intuito é incluir a histórias nos livros didáticos.
Isso vai estar nos livros de história do Brasil, nos livros didáticos que serão distribuídos nas escolas, sobretudo para as crianças do ensino médio
disse o presidente durante entrevista ao Jornal da Manhã, em Salvador, nesta quarta-feira (2).
Ainda de acordo com a fala do presidente, “o 2 de julho é um dia muito importante, porque foi o dia definitivo que os baianos disseram para Dom Pedro que queriam ser donos do Brasil. Essa é uma coisa fantástica que o povo tem que saber. Então é um reconhecimento histórico”.
SAIBA MAIS
Médico e mãe viram réus por morte de professora com chumbinho em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.
VEJA TAMBÉM