O Exército Brasileiro transformou o 12º Grupo de Artilharia de Campanha, em Jundiaí, no Interior de São Paulo, em 12º Grupo de Artilharia Antiaérea (12º GAAAe). Com isso, a cidade do interior paulista será uma base de defesa antiaérea que poderá comportar mísseis que atingem até 15 quilômetros de altura, segundo o Jornal Folha de S. Paulo.
A solenidade militar foi realizada no dia 15 de julho e contou com a presença do General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante do Exército.
Capacidade ampliada e novo armamento
Segundo o Exército, o 12º GAAAe iniciará suas atividades equipado com sistemas de defesa de baixa altura transferidos do 2º GAAAe, de Praia Grande. No médio prazo, a unidade será dotada com baterias de mísseis de médio alcance.
“Ampliando significativamente o volume e o alcance da proteção contra ameaças aeroespaciais”, informa o Exército. “A medida está em consonância com o Plano Estratégico do Exército (PEEx 2024-2027) e com a Estratégia Militar Terrestre (EMT), com foco na dissuasão e na pronta resposta a ameaças contemporâneas”.
O que muda?
Com a transformação, a unidade passa a integrar o Comando de Defesa Antiaérea do Exército, somando-se aos demais grupos especializados na missão de proteger estruturas estratégicas e garantir a soberania nacional.
Além disso, foi criada a Companhia de Comunicações de Defesa Antiaérea, inaugurada em 15 de maio, com foco na modernização do sistema de Comando e Controle, interoperabilidade e eficiência nas operações conjuntas.
“Ao ampliar sua capacidade operacional, o Exército reforça sua postura dissuasória frente à evolução do poder aeroespacial mundial, evidenciada em conflitos atuais. A nova estrutura contribuirá diretamente para a defesa do território e da infraestrutura estratégica brasileira, elevando a prontidão operacional da Força Terrestre”, completa o Exército.
SAIBA MAIS
Vem mais chuva? Saiba como fica o tempo nesta terça em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que causou apagão no Brasil?