- Publicidade -
Ribeirão PretoPolíticaMísseis no interior de SP? Entenda como cidade será base de defesa antiaérea

Mísseis no interior de SP? Entenda como cidade será base de defesa antiaérea

Base de defesa antiaérea de Jundiaí, no interior de São Paulo, poderá receber mísseis que atingem até 15 quilômetros de altura

- Publicidade -

O Exército Brasileiro transformou o 12º Grupo de Artilharia de Campanha, em Jundiaí, no Interior de São Paulo, em 12º Grupo de Artilharia Antiaérea (12º GAAAe). Com isso, a cidade do interior paulista será uma base de defesa antiaérea que poderá comportar mísseis que atingem até 15 quilômetros de altura, segundo o Jornal Folha de S. Paulo.

A solenidade militar foi realizada no dia 15 de julho e contou com a presença do General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante do Exército.

- Publicidade -

Capacidade ampliada e novo armamento

Segundo o Exército, o 12º GAAAe iniciará suas atividades equipado com sistemas de defesa de baixa altura transferidos do 2º GAAAe, de Praia Grande. No médio prazo, a unidade será dotada com baterias de mísseis de médio alcance.

“Ampliando significativamente o volume e o alcance da proteção contra ameaças aeroespaciais”, informa o Exército. “A medida está em consonância com o Plano Estratégico do Exército (PEEx 2024-2027) e com a Estratégia Militar Terrestre (EMT), com foco na dissuasão e na pronta resposta a ameaças contemporâneas”.

O que muda?

Com a transformação, a unidade passa a integrar o Comando de Defesa Antiaérea do Exército, somando-se aos demais grupos especializados na missão de proteger estruturas estratégicas e garantir a soberania nacional.

Além disso, foi criada a Companhia de Comunicações de Defesa Antiaérea, inaugurada em 15 de maio, com foco na modernização do sistema de Comando e Controle, interoperabilidade e eficiência nas operações conjuntas.

“Ao ampliar sua capacidade operacional, o Exército reforça sua postura dissuasória frente à evolução do poder aeroespacial mundial, evidenciada em conflitos atuais. A nova estrutura contribuirá diretamente para a defesa do território e da infraestrutura estratégica brasileira, elevando a prontidão operacional da Força Terrestre”, completa o Exército.

- Publicidade -

SAIBA MAIS
Vem mais chuva? Saiba como fica o tempo nesta terça em Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
O que causou apagão no Brasil?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020, 2022 e 2024, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas