Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Especial Névio Archibald

Câmara de Ribeirão Preto escolhe Mesa Diretora para 2020

Eleição está marcada para esta quinta-feira (28); Lincoln Fernandes (PDT) é favorito ao cargo de Presidente do Legislativo

| ACidadeON/Ribeirao

Mesa Diretora é responsável pela administração da Câmara Municipal (Foto: Thaisa Coroado/Câmara Ribeirão)
 
Nesta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Ribeirão Preto define a Mesa Diretora para o exercício de 2020, o último ano da atual Legislatura. Disputam o cargo principal da Mesa, o da presidência da Casa de Leis, Lincoln Fernandes (PDT), que busca a reeleição, e Fabiano Guimarães (DEM).  

Lincoln é o favorito a levar a reeleição, já que um grupo de parlamentares fechou acordo para que seja mantido no cargo. Já Fabiano, mantém a candidatura. Ele defende a manutenção de um acordo realizado entre os colegas no ano passado, para que ele presidisse a Câmara em 2020.  

O democrata foi procurado durante a quarta-feira (27), contudo, não retornou as ligações. Correligionário de Fabiano, André Trindade (DEM) afirma que mesmo sem perspectiva de vitória, Fabiano manterá a candidatura para "marcar posição".  

Já Lincoln Fernandes preferiu não fazer comentários a respeito da eleição. Ele disse que prefere focar nos últimos momentos da atual gestão.  

Provável Mesa
 
A provável Mesa Diretora que deve ser eleita nesta quinta-feira é:  

- Lincoln Fernandes, como presidente, Orlando Pesoti (PDT), como primeiro vice-presidente, Paulinho Pereira (CD), para a função de segundo vice-presidente, Renato Zucoloto (PP), como primeiro secretário, e Alessandro Maraca (MDB), como segundo vice-secretário.  

Ainda há uma divergência sobre Maraca concorrer para ocupar uma das funções de vice-presidente. Orlando Pesoti, candidato para a função de primeiro-vice, disse que não abre mão do cargo.  

O que é a Mesa Diretora
 
A Mesa Diretora da Câmara Municipal conta com Presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Eles devem supervisionar os trabalhos legislativos e, também, os administrativos.   

Entre as funções delegadas ao presidente da Câmara, por exemplo, está a supervisão de todos os trabalhos burocráticos do Legislativo, como expedição de correspondência, protocolo de documentos recebidos, trabalhos de assistência aos membros e órgãos do Legislativo, e tramitação de projetos e outras proposituras apresentadas.  

O presidente da Mesa, por exemplo, pauta os projeto que serão debatidos pelo Legislativo.  

Dia reservado  

O dia em que ocorre a eleição da Mesa Diretora nenhum outro projeto é discutido pelos parlamentares, como está previsto no parágrafo único do artigo 168 do Regimento Interno da Câmara de Ribeirão Preto.  

Leia mais:
Fabiano e Lincoln disputam a presidência da Câmara de Ribeirão  

Lincoln acerta com Maraca para eleição da Mesa Diretora


Mais do ACidade ON