Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Especial Névio Archibald

Câmara de Ribeirão Preto escolhe Mesa Diretora para 2020

Eleição está marcada para esta quinta-feira (28); Lincoln Fernandes (PDT) é favorito ao cargo de Presidente do Legislativo

| ACidadeON/Ribeirao

Mesa Diretora é responsável pela administração da Câmara Municipal (Foto: Thaisa Coroado/Câmara Ribeirão)
 
Nesta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Ribeirão Preto define a Mesa Diretora para o exercício de 2020, o último ano da atual Legislatura. Disputam o cargo principal da Mesa, o da presidência da Casa de Leis, Lincoln Fernandes (PDT), que busca a reeleição, e Fabiano Guimarães (DEM).  

Lincoln é o favorito a levar a reeleição, já que um grupo de parlamentares fechou acordo para que seja mantido no cargo. Já Fabiano, mantém a candidatura. Ele defende a manutenção de um acordo realizado entre os colegas no ano passado, para que ele presidisse a Câmara em 2020.  

O democrata foi procurado durante a quarta-feira (27), contudo, não retornou as ligações. Correligionário de Fabiano, André Trindade (DEM) afirma que mesmo sem perspectiva de vitória, Fabiano manterá a candidatura para "marcar posição".  

Já Lincoln Fernandes preferiu não fazer comentários a respeito da eleição. Ele disse que prefere focar nos últimos momentos da atual gestão.  

Provável Mesa
 
A provável Mesa Diretora que deve ser eleita nesta quinta-feira é:  

- Lincoln Fernandes, como presidente, Orlando Pesoti (PDT), como primeiro vice-presidente, Paulinho Pereira (CD), para a função de segundo vice-presidente, Renato Zucoloto (PP), como primeiro secretário, e Alessandro Maraca (MDB), como segundo vice-secretário.  

Ainda há uma divergência sobre Maraca concorrer para ocupar uma das funções de vice-presidente. Orlando Pesoti, candidato para a função de primeiro-vice, disse que não abre mão do cargo.  

O que é a Mesa Diretora
 
A Mesa Diretora da Câmara Municipal conta com Presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Eles devem supervisionar os trabalhos legislativos e, também, os administrativos.   

Entre as funções delegadas ao presidente da Câmara, por exemplo, está a supervisão de todos os trabalhos burocráticos do Legislativo, como expedição de correspondência, protocolo de documentos recebidos, trabalhos de assistência aos membros e órgãos do Legislativo, e tramitação de projetos e outras proposituras apresentadas.  

O presidente da Mesa, por exemplo, pauta os projeto que serão debatidos pelo Legislativo.  

Dia reservado  

O dia em que ocorre a eleição da Mesa Diretora nenhum outro projeto é discutido pelos parlamentares, como está previsto no parágrafo único do artigo 168 do Regimento Interno da Câmara de Ribeirão Preto.  

Leia mais:
Fabiano e Lincoln disputam a presidência da Câmara de Ribeirão  

Lincoln acerta com Maraca para eleição da Mesa Diretora


Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON