Aguarde...

Especial Névio Archibald

Pontos de vista: vereadores de Ribeirão e a UPA Norte

No período de recesso Legislativo, parlamentares de Ribeirão Preto têm distribuído vídeos e mensagens para a população e a UPA Norte é protagonista

| ACidadeON/Ribeirao

Obras da UPA Norte começaram no governo da ex-prefeita Dárcy Vera (Foto: Milena Aurea/Arquivo A Cidade)
 
As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Ribeirão Preto voltam apenas no dia 4 de fevereiro, quando acontece votação para composição das comissões permanentes no Legislativo. Enquanto isso, os vereadores têm usado as redes sociais para interagirem com a população. E a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, no Simioni, foi pauta de pelo menos dois parlamentares.  

A UPA NORTE
 
A UPA Norte estava com as obras paradas desde 2016. De acordo com a Saúde, a obra seria retomada em agosto do ano passado e tinha previsão de inauguração para o final de 2019. Contudo, o prazo atrasou novamente. Em entrevista para o SegundONa no final do ano, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) estipulou uma nova data para entrega do equipamento: julho de 2020.   


Leia mais:
Prefeitura anuncia retomada da obra para construção da UPA Norte   

UPA do Sumarezinho tem R$ 3 milhões reservados para 2020  

Adiada novamente: Abertura das UPAs Oeste e Norte ficam para 2020   
 

"Procrastinando"
  

Enquanto isso, vereadores elegeram a unidade de saúde como "protagonista" para este início de ano. No vídeo encaminhado por Alessandro Maraca (MDB), o vereador divulga uma mensagem reclamando da demora, embora comemore as chances da UPA ser inaugurada até julho. "[...] apesar da retomada da obra, deveria ter sido entregue em 2015 e já é a quarta vez que o governo quebra o cronograma", lembra Maraca, que enumera os anos que a construção ficou parada.  
 

Mais otimista
 
Já Elizeu Rocha (PP), vice-líder do governo Duarte Nogueira na Câmara, adotou um tom mais otimista no vídeo compartilhado. Assim como Maraca, o parlamentar foi até a obra acompanhar seu andamento. "A obra retomada e tudo indica que estará pronta até junho de 2020", disse o vereador, que destacou os avanços na obra após ela ter sido reiniciada.  
 

Paternidade
 
Os dois vereadores cobraram a "paternidade" das cobranças que levaram a retomada dos serviços no local. Ambos destacam a realização de uma CEE (Comissão de Especial Estudos) na Câmara. Em 2017, Elizeu Rocha presidiu a CEE, que teve como relator, justamente Maraca.  
 

Leia mais:
Câmara fecha 2019 com 29 comissões sem conclusão  
 

Promessas  

Além da UPA Norte, o prefeito Duarte Nogueira também fez outras promessas para a reportagem na área da saúde. Assim como a obra no Simioni, o prefeito também estipulou para julho a entrega da UPA do Sumarezinho, o antigo posto da Cuiabá. Além disso, Nogueira prometeu o início da construção dos AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) Mais / Idoso, ambos na Vila Virgínia, e a implantação do AME Mulher, na Mater, que deve funcionar a partir do primeiro semestre deste ano.  

VEJA O VÍDEO:
Segundona: Nogueira fala sobre os AMEs, vagas em creche e asfalto




Mais do ACidade ON