Aguarde...

Especial Névio Archibald

Veja os possíveis candidatos a prefeito de Ribeirão Preto

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o tabuleiro das eleições 2020 começa a ser desenhado

| ACidadeON/Ribeirao

Confira como se desenha a disputa pela Prefeitura de Ribeirão Preto em 2020 (Foto: Weber Sian/A Cidade).
 
As eleições municipais de 2020 ficaram para novembro devido à pandemia do novo coronavírus. A covid-19, inclusive, brecou um pouco a corrida pela principal cadeira do Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto. Contudo, os nomes dos pré-candidatos já começam a se definir.  Confira todos abaixo:

 
Antonio Alberto Machado - PT
 
O promotor aposentado Antônio Alberto Machado (Foto: F.L. Piton/Arquivo A Cidade)

O PT foi o primeiro partido a definir um pré-candidato para a Prefeitura de Ribeirão Preto. Em março, a legenda realizou eleições prévias que decidiram pela escolha do promotor de Justiça aposentado Antônio Alberto Machado. O partido busca passar por um processo de renovação. Agora, em meio a pandemia, o partido busca por um pré-candidato a vice da chapa. A escolha também se dará por prévias. 


Antonio Duarte Nogueira Júnior - PSDB
 
O prefeito Duarte Nogueira (Foto: Fernando Azevedo/Divulgação/CCS)

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) ainda não fala em reeleição. Em contato com a coluna, por meio da assessoria, o chefe do executivo disse que o momento é para concentrar as ações no enfrentamento da covid-19. Mas há a quem diga que nos bastidores o prefeito já tem conversado de olho na disputa.


Dulce Neves - Podemos
 
A jornalista Dulce Neves (Foto: F.L. Piton/Arquivo A Cidade)

O Podemos deve ter a ex-secretária da Cultura e atual presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, como candidata a prefeita. A jornalista afirma que segue com o nome à disposição para a disputa do Palácio Rio Branco. Contudo, ela não descarta compor alguma chapa como vice. "Os dois diálogos seguem abertos", afirmou ao colunista. Ela lembra que a decisão ainda depende do adiamento ou não das eleições.  

Fernando Chiarelli - Patriota  
 

Ex-deputado federal Fernando Chiarelli (Foto: Weber Sian/Arquivo A Cidade)

O presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, que é vereador em Barrinha, já anunciou que o partido tem pré-candidato para disputa do Palácio Rio Branco. Mais uma vez o ex-deputado federal Fernando Chiarelli vai para a disputa. O político foi eleito vereador em Ribeirão Preto no ano de 1992, mas foi cassado por quebra de decoro em 1995. Já disputou a Prefeitura de Ribeirão Preto duas vezes. 


João Gandini - MDB
 
O juiz aposentado João Gandini (Foto: Weber Sian/Arquivo A Cidade)
No MDB, o presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi, já escolheu o nome para a disputa. O juiz aposentado João Gandini foi anunciado ainda em março pela legenda. O juiz aposentado, que já concorreu duas vezes ao Palácio Rio Branco (em 2012 pelo PT, e 2016 pelo PSB). Fato curioso do anúncio de Gandini como pré-candidato, é que ela ocorreu virtualmente, já que o país já enfrentava a pandemia do novo coronavírus. 


Lincoln Fernandes - PDT
 
O presidente da Câmara Municipal Lincoln Fernandes (Foto: Allan S. Ribeiro/Câmara Ribeirão)
"O PDT está caminhando com pernas próprias, tem ótimos candidatos para a vereança e não fez alianças para a prefeitura. Há uma probabilidade sim", disse o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Lincoln Fernandes, que não descarta ser o candidato do partido. O vereador afirma que pode sair candidato, porque ele vê como possíveis adversários políticos que já disputaram o cargo anteriormente. 


Luís Usai - PRTB
 
O coronel aposentado Luís Henrique Usai (Foto: arquivo pessoal)
O coronel reformado da Polícia Militar Luís Usai, já anunciou a pré-candidatura pelo PRTB, partido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. "O PRTB não tem pretensão que em Ribeirão Preto saia a vice. Então manterei a pré-candidatura a prefeito. O partido não vai abrir mão", declarou Usai, que já definiu a professora aposentada Sueli Albanesi como pré-candidata a vice na chapa. Mas, ele afirma que mantém diálogo com outras legendas. 


Mauro Inácio - PSOL
 
Professor Mauro Inácio (Foto: divulgação)

O PSOL vai com outro veterano de eleições para a disputa eleitoral. O professor Mauro Inácio, que já disputou o Palácio Rio Branco em 2008 e 2012 por outra legenda (o PSTU). Em contato com a coluna, ele afirma que já está nos preparativos da pré-candidatura. De acordo com ele, a campanha será focada nos movimentos sociais organizados do município, como LGBT+, negro e ambientalista. 
 

Ricardo Silva - PSB
 
Deputado federal Ricardo Silva (Foto: Arquivo / ACidade ON)
Segundo colocado nas eleições de 2016, o deputado federal Ricardo Silva também tem o nome cotado. Ele afirma que o foco atual dele é em Brasília e que vai debater o assunto em julho, com o início das convenções partidárias. Ricardo Silva assumiu a cadeira em definitivo na Câmara em maio. Em outras oportunidades, ele não descartou o nome do pai, o deputado estadual Rafael Silva, para a disputa. 


Rodrigo Junqueira - PSL
 
O engenheiro Rodrigo Junqueira - à direita na imagem (Foto: arquivo pessoal)

O PSL em Ribeirão Preto tem como pré-candidato o engenheiro Rodrigo Junqueira. O PSL é um dos partidos com o maior fundo eleitoral disponível para a disputa, por ter sido a legenda que elegeu mais congressistas nas eleições de 2018, no reflexo da eleição do presidente Jair Bolsonaro, hoje sem partido. Junqueira afirma ter apoio de caciques do partido em São Paulo, como o senador Major Olímpio.


Vanderley Caixe Filho - PC do B
 
Advogado Vanderley Caixe Filho (Foto: divulgação)

O PC do B já anunciou a candidatura do advogado Vanderley Caixe Filho, também ligado aos movimentos de direitos humanos. Para a coluna, Caixe informou que a intenção de se candidatar ao executivo ribeirão-pretano se deve a necessidade de o partido precisar ter mais visibilidade, por conta da cláusula de barreira. Segundo ele, o possível adiamento das eleições para novembro significa um ganho de tempo para dialogar com o meio político.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON