Aguarde...

Especial Névio Archibald

Secretários de Ribeirão Preto miram eleição em Rio Preto

Os titulares das pastas da Fazenda e Planejamento do governo Duarte Nogueira já articulam campanha de pré-candidato tucano em São José do Rio Preto

| ACidadeON/Ribeirao

Os secretários Edsom Ortega e Manoel Gonçalves (Foto: Arquivo ACidade ON)
 
Com a aproximação das eleições municipais - primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro - dois membros do alto escalão da Prefeitura de Ribeirão Preto - Manoel Gonçalves e Edsom Ortega - se preparam para a campanha. Só que o foco é São José do Rio Preto, município a 200 quilômetros de Ribeirão Preto. 


CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA   


Presidente do diretório
 
O presidente do diretório municipal do PSDB de Rio Preto é o secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, Manoel Gonçalves, natural daquela cidade. Ele já participa da preparação da campanha do pré-candidato do partido, Renato Pupo. Pupo diz que aprovou o nome de Ortega para auxiliar no Plano de Governo.  

"O PSDB me convidou, eu era do PSD, e estamos elaborando o plano de governo. O seu Manoel [Gonçalves] falou do Edsom Ortega, que eu conheço de nome, porque ele é de Rio Preto, depois saiu e se destacou na política nacional e estadual e hoje é secretário de Planejamento aí em Ribeirão", disse Pupo em entrevista para a coluna. De acordo com ele, o nome de Ortega foi aprovado por unanimidade pelo grupo político.  
 

Na próxima
 
"Ele [Ortega] acrescenta em muito pela experiência que tem", conta o pré-candidato, que é vereador em Rio Preto. Pupo disse que ainda não se encontrou pessoalmente com Edsom Ortega, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mas espera pelo secretário de Planejamento do Governo Duarte Nogueira nas próximas reuniões. 


Não se manifestaram
 
A coluna procurou os dois secretários da Prefeitura de Ribeirão Preto, mas eles não se manifestaram. A CCS (Coordenadoria de Comunicação Social) da prefeitura também foi acionada para que os secretários comentassem o assunto, porém a CCS informou que só responde por assuntos da administração municipal de Ribeirão Preto.   
 
Por meio de nota, o PSDB de Rio Preto disse que Ortega tem apresentado sugestões no Plano de Governo. A legenda afirma que todas as reuniões são realizadas pela internet e no período noturno.   

Na nota, o partido diz que o fato do presidente do PSDB de Rio Preto ser secretário em Ribeirão Preto não tem impeditivos, pois acredita que o chefe da pasta está fazendo um "excelente trabalho". "Entendemos como uma decisão especial e pessoal", afirma.
 

Desde o começo
 
Tanto Manoel Gonçalves, quanto Edson Ortega, estão na administração Duarte Nogueira desde o início da gestão, em 2017. Manoel Gonçalves é o titular da secretaria da Fazenda e Edsom Ortega começou na Cohab-RP antes de migrar para o Planejamento. Ele também já foi secretário estadual e foi membro do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Gonçalves já foi diretor financeiro da Secretaria de Habitação do município de São Paulo.   


Leia mais
 

Veja os possíveis candidatos a prefeito de Ribeirão Preto

Deputados de Ribeirão votaram a favor do adiamento das eleições 
 
Avenida da zona Sul é inaugurada sem ciclovia prevista



Mais do ACidade ON