Aguarde...

Especial Névio Archibald

Eleição para presidência da Câmara já movimenta vereadores

Escolha do novo presidente da Mesa Diretora da Câmara de Ribeirão Preto acontece no dia 1º de janeiro, logo após a posse

| ACidadeON/Ribeirao

(Foto: Weber Sian / ACidade ON)
 
Terminada as eleições, os vereadores de Ribeirão Preto já se movimentam nos bastidores para outra disputa. Pelo menos seis parlamentares manifestaram interesse em buscar a eleição para presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal, incluindo parlamentares que já passaram pela função.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA
 

Os vereadores
 
A coluna apurou que Lincoln Fernandes (PDT), Alessandro Maraca (MDB), Igor Oliveira (MDB), Renato Zucoloto (PP), Gláucia Berenice (DEM) e Jean Corauci (PSB) manifestaram a intenção de participar da disputa e conversam com os colegas sobre a possibilidade, em busca de apoio.  

O que dizem?
 
"Sigo em compasso de espera, aguardando a definição dos grupos", disse Lincoln Fernandes, que é o atual presidente da Mesa e pode ir para mais uma disputa, por se tratar de uma nova legislatura. De acordo com o regimento interno da Casa de Leis, o presidente do legislativo pode se reeleger uma vez dentro de um mesmo mandato.  

Outro que admite que conversa com os colegas, é Alessandro Maraca. Mas ele não entra em mais detalhes sobre o assunto. O MDB, seu partido contará com três parlamentares a partir de 2021. Dividindo a maior bancada da casa com o PSDB, que terá o mesmo número de vereadores.  

Um dos parlamentares da legenda é Igor Oliveira. A coluna procurou o vereador, que já foi presidente da Câmara, mas não obteve retorno.  

Jean Corauci afirma que está em conversas com os atuais parlamentares, que conseguiram a reeleição e, também, com os oito novos vereadores eleitos, que assumem os mandatos pela primeira vez em 1º de janeiro.  

Governistas
 
Situação parecida com a de Renato Zucoloto. "As conversas estão evoluindo", disse o parlamentar, que é do mesmo partido que o vice-prefeito eleito na chapa de Duarte Nogueira (PSDB), Daniel Gobbi, o Progressistas. No entanto, ele frisa que ainda não existe um grupo formado.  

Outro nome cogitado, que também é da base governista, Gláucia Berenice, também foi procurada, mas a coluna não obteve retorno.  

Sucessão
 
O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal está na linha de sucessão da Prefeitura. De acordo com a Lei Orgânica do Município, ele pode assumir a prefeitura em caso de impedimento do prefeito e do vice. O mandato tem prazo de um ano.  

A eleição
 
A eleição da Mesa Diretora acontece no dia 1º de janeiro de 2021, logo após os parlamentares tomarem posse do mandato para os próximos quatro anos. Além do presidente, a Mesa Diretora ainda conta com dois vice-presidentes e dois secretários.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON