Publicidade

politica

Prefeitura de Ribeirão não informa se há servidores sem vacina

Na região de Ribeirão Preto, Prefeitura de Pontal fechou as portas após surto de covid; servidores pedem adoção de passaporte sanitário

| ACidadeON/Ribeirao -

Cartão de vacinação da covid-19 (Foto: reprodução)
 
A Prefeitura de Ribeirão Preto não informou se há servidores que deixaram de tomar a vacina contra o novo coronavírus. Desde a última semana, a reportagem do acidade on tem questionado o executivo sobre a situação, já que existem dois decretos assinados pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), que apontam punições em casos de recusa da vacinação.

LEIA MAIS -  Doria assina decreto que obriga servidor estadual a comprovar vacinação


O acidade on questionou a prefeitura pela primeira vez sobre o tema na terça-feira (4). Na ocasião, o executivo afirmou que iria pedir o levantamento para as secretarias, responsáveis pelas informações e que enviaria quando ele fosse concluído. Mesmo após novos questionamentos, a administração não retornou o pedido.  

Obrigatoriedade  

Atualmente, Ribeirão Preto conta com dois dois decretos 194/2021 e 223/2021, que determinam a obrigatoriedade da vacina contra covid-19 para todos os servidores. As normas preveem que quem se recusar a tomar a vacina, sem apresentar justificativa prévia, poderá sofrer penalidades previstas na legislação municipal.  

Ainda segundo a publicação, a aplicação é válida aos trabalhadores da administração direta, autarquias e fundações municipais. A responsabilidade de monitorar a situação vacinal dos servidores públicos é de cada secretaria, autarquia ou fundação.  

Caso sejam encontrados casos de recusa, o gestor precisa comunicar a Controladoria-Geral do Município para adoção das medidas punitivas. Além disso, a prefeitura informou que para que as aulas presenciais pudessem ser retomadas, foi solicitado o comprovante de vacinação contra covid-19.  

Passaporte da vacina  

Na última quarta-feira (12), o sindicato dos Servidores Municipais informou que encaminhou ofício para Prefeitura de Ribeirão Preto e para Câmara Municipal pedindo adesão ao passaporte da vacina contra covid-19 nos prédios públicos.  

Surto de covid-19 fecha prefeitura  

Na região de Ribeirão Preto, a Prefeitura de Pontal fechou as portas por conta de um surto de covid-19 entre os servidores que atuam no local. O paço municipal ficará fechado por cinco dias, enquanto o prédio será descontaminado.  

As atividades presenciais na Prefeitura de Pontal serão retomadas na próxima terça-feira (18) - clique aqui e leia mais.  

Vacina evita casos graves  

O Instituto Butantan alerta que a vacina protege contra a doença e os sintomas mais graves, mas não impede a infecção pelo coronavírus. Por isso, os especialistas afirmam que, embora tenha ocorrido um aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas, reflexo parecido não aconteceu em relação ao aumento de internações ou de mortes por covid-19. 
 
Vacinação contra covid-19 em Ribeirão Preto (Foto: Fernando Gonzaga/CCS Ribeirão Preto)




Mais notícias


Publicidade