A Câmara de Ribeirão Preto aprovou na quinta-feira (3) o requerimento de urgência para votar na próxima sessão um decreto legislativo que susta o decreto do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) que reajusta a tarifa do transporte coletivo para R$ 5 a partir de 15 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM – Com salários atrasados, motorista de ônibus de Ribeirão podem parar
A proposta, de autoria do vereador Marcos Papa (CID), afirma que a norma publicado pelo chefe do executivo foi de encontro com decisão da Justiça que barrou o reajuste dos preços das passagens em 2018, por ter considerado que a medida, na ocasião, carecia de embasamento técnico-jurídico.
A próxima sessão da Câmara de Ribeirão Preto está marcada para terça-feira (8).
Na Justiça
Já o diretório municipal do PDT, que é presidido pelo vereador Lincoln Fernandes, também informou que entrou com um pedido de mandado de segurança na Justiça para tentar barrar o reajuste.
Reajuste
Na última terça-feira (1º), a Prefeitura de Ribeirão Preto disse que o aumento da tarifa do transporte coletivo, que atualmente custa R$ 4,20, seria necessário, pois o preço das passagens é o mesmo há três anos.
Além disso, cita fatores como a variação do preço do combustível (aumento de 64,57% entre junho de 2020 a maio de 2021) e a variação do índice de preços dos veículos automotores, no último ano (18,25%) para o novo aumento.
VEJA TAMBÉM – Prefeitura anuncia aumento no valor da tarifa do ônibus em Ribeirão