- Publicidade -
PolíticaNévio ArchibaldConcessão do transporte coletivo de Ribeirão será alvo de auditoria

Concessão do transporte coletivo de Ribeirão será alvo de auditoria

Prefeitura de Ribeirão Preto abre licitação para contratar empresa que vai revisar o contrato do transporte coletivo na cidade

- Publicidade -

Transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto (Foto: Weber Sian / Arquivo ACidade ON)

  

- Publicidade -

A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou um edital para revisar o contrato de concessão do transporte coletivo e fazer os cálculos do reajuste da tarifa de ônibus. Contratação pode custar até R$ 700,4 mil.  
 
O edital foi publicado na última semana e, segundo a prefeitura, a contratação é necessária, porque os estudos irão utilizar “metodologias específicas” por equipe independente da gestão público e, por isso, não poderia ser realizado pela Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto).  
 

Previsto no contrato  

A revisão está prevista no contrato de concessão do transporte coletivo de Ribeirão Preto junto ao consórcio PróUrbano, que detém o poder para explorar o serviço na cidade pelo período de 20 anos, a partir de 29 de novembro de 2012.  
 

Contrato não cumprido  

No edital, a prefeitura questiona alguns pontos do contrato que não foram cumpridos pelo consórcio.  
 
Entre eles, o atraso da renovação da frota, que era para ter ocorrido em 2016, mas que só teve início em 2018, a não implantação de 400 postos de recarga de cartões de transporte, falta de seguro para cobrir prejuízos aos usuários e terceiro, instalação de 50 abrigos entre 2019 e 2020, a não manutenção da conservação dos terminais, entre outros.  
 

- Publicidade -

Tarifa 1  

A empresa que será contratada pela Prefeitura de Ribeirão Preto, a partir da licitação, também deve fazer o cálculo da tarifa, conforme a adoção de medidas relacionadas com as obrigações contratuais.  
 

Tarifa 2  

No estudo, o município pede que sejam apresentadas soluções para política tarifária do transporte coletivo em Ribeirão Preto, como a possível adoção de tarifas diferenciadas para usuários do vale transporte e comum e paridade do valor cobrado de estudantes das redes municipal e estadual de ensino.  
 

Novos abrigos  

No edital, o executivo municipal pede que seja analisada a adoção de alterações no contrato, como a obrigação do consórcio fornecer e instalar 25 abrigos metálicos por ano e realizar a manutenção da sinalização dos pontos de ônibus, como postes de madeira e totens, além de abrigos.  
 

Licitação  

Os envelopes da licitação devem ser entregues até às 8h45 do dia 4 de outubro de 2021. A abertura das propostas será às 9h, do mesmo dia. O prazo de vigência de contrato é de 12 meses.  
 

O que diz o PróUrbano?  

Procurado pela coluna, o PróUrbano não respondeu o questionamento até a publicação da matéria.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -