Está em tramitação na Câmara de Ribeirão Preto o projeto de lei da prefeitura que permite a utilização de painéis publicitários luminosos. A proposta é da prefeitura, que afirma que a medida pretende atualizar a estrutura legal do município em relação às “novas tecnologias de LED”.
A medida, caso aprovada, altera a lei 12.730/2012, a Lei Cidade Limpa. Os painéis de LED, segundo a proposta, deverão estar instalados em imóveis cuja projeção da área construída não ultrapasse mais de 50% da metragem total. Desde quando a Cidade Limpa foi aprovada, os anúncios luminosos são proibidos em Ribeirão Preto.
UBDS Central de Ribeirão completa um ano sem pronto atendimento
Prefeitura de Ribeirão quer mudar regras para cessão de imóveis públicos
Justificativa
“[…] o Projeto de lei objetiva permitir essa forma tecnológica de publicidade, já que os painéis de LED proporcionam a possibilidade de expor variados tipos de anúncios, dinamizando a oferta de serviços de publicidade no Município”, afirma a prefeitura na justificativa do projeto.
“Tal permissão legislativa e semelhante a de outros municípios, uma vez que adequa a publicidade a novas tecnologias. Desse modo, propõe-se uma atualização da legislação atual”.
Mãos dadas
A proposta está inclusa no mesmo projeto de lei que propõe a permissão de liberação de publicidade com mensagens bíblicas, o que também é proibido pela Lei Cidade Limpa de Ribeirão Preto.
De acordo com a justificativa, a proposta “permitirá uma maior conscientização da liberdade de expressão religiosa, com a propagação de um ambiente urbano de respeito às diversas crenças, religiões, ritos e símbolos religiosos”.
No Legislativo
Desde a semana passada, o projeto está à disposição dos vereadores para inclusão de emendas. Em seguida, a proposta deve ser analisada pelas comissões da Casa de Leis, antes que possa ser votado em plenário.