A Câmara de Ribeirão Preto realizou na última semana um pregão eletrônico para compra de novos carros para o Legislativo. Os carros que serão adquiridos são sedans que vão custar R$ 1.643.300 aos cofres públicos.
A empresa vencedora do pregão, realizado na última terça-feira (12), é a GT8 Veículos e Peças LTDA, de Franca. São 12 carros modelo Caoa Chery Hery Arrizo 6 Pro Hybrid.
VELA TAMBÉM
Fim dos sedans empaca na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto
Carro oficial de vereador investigado é o que tem mais multas na Câmara de Ribeirão
‘Frota antiga’
Em nota, a Câmara afirma que a compra é necessária porque o Legislativo não compra veículos novos há quase 10 anos e que os carros atuais estão depreciados, o que aumentaria os custos de manutenção.
“[…] o tempo de reparo desses veículos, a morosidade do processo de contratação e a dificuldade em encontrar peças (por já não estarem em linha de fabricação), mesmo que são submetidos a revisões periódicas, inutilizam veículos por longos períodos de tempo”, afirma.
A licitação está em fase de análise da documentação da empresa vencedora para homologação da compra.
‘Sem conversa’
O vereador André Rodini (Novo), que encaminhou um ofício para Mesa Diretora pedindo que a compra não seja realizada, afirma que a aquisição dos veículos não foi discutida entre os parlamentares.
“Esse valor compraria 26 carros 1.0 simples”, afirma. “[A compra] não resolve o problema da frota sucateada. Não foi dito quais gabinetes terão seus carros substituídos”, completa o parlamentar.
Carro por app não saiu do lugar
Em 2021, a Câmara de Ribeirão Preto abriu um processo interno para avaliar a possibilidade de substituir a frota de sedans do Legislativo por viagens contratadas por aplicativo. Contudo, a ideia não prosperou. A locação de veículos e a compra de carros mais baratos chegaram a ser mencionadas pelos parlamentares, mas também não avançaram.
LEIA MAIS