Ainda não ganhou muita quilometragem a análise da Câmara de Ribeirão Preto em substituir a frota de veículos oficiais, formada por sedans, pela utilização da aplicativos para contratação de serviços de transporte. A medida começou ser analisada pela Mesa Diretora no início do ano, já que os carros atuais são considerados velhos.
Todas as possibilidades
Por meio de nota, o presidente da Mesa, o vereador Alessandro Maraca (MDB), afirmou que foi aberto um processo interno no Legislativo para analisar “todas as possibilidades”. Maraca ainda afirma que a decisão sobre a frota da Câmara será tomada assim que os departamentos da Casa de Leis terminarem o levantamento de dados e questões jurídicas.
No entanto, não informou uma data. O presidente da Mesa disse que “qualquer decisão será tomada de forma colegiada”. O próprio Maraca já sugeriu a compra de veículos mais econômicos.
Vai e volta
A sugestão sobre uso de aplicativos de transporte foi de André Rodini (Novo), que argumenta que os veículos da frota oficial poderiam ser encaminhados para a prefeitura, que é a proprietária dos sedans, que pode dar outro uso para eles.
“A Câmara defende que o meu custo está errado, porque inclui a mão-de-obra do responsável pela frota, que é um valor de R$ 17 mil de salário. E eu defendi que essa pessoa deve ser removida para uma outra finalidade, porque ele é sim custo do quilômetro rodado e estamos nesse pé. Vai e volta esse processo”, declarou.
Outra ideia
Outra ideia discutida, foi a locação de carros, sugerida por Renato Zucoloto (PP). Contudo, o vereador disse que a ideia ganhou pouco terreno. “Não tenho sido muito inteirado do assunto. Mas a frota já está um pouco velha e me parece que haveria uma grande redução de custos com a locação”, disse.
Até maio
No Portal da Transparência da Câmara de Ribeirão Preto, na seção sobre gastos com veículos oficiais, contam apenas com as despesas entre janeiro e maio deste ano. Até aquele momento, entre gastos com manutenção e combustíveis, haviam sido gastos R$ 24.226,97. A última atualização aconteceu no dia 29 de agosto.
Alta quilometragem
As últimas trocas de carros na Câmara de Ribeirão Preto foram promovidas pelo ex-presidente Walter Gomes, que foi afastado da função de vereador em 2016 pela Operação Sevandija. A frota da Câmara Municipal conta com 31 automóveis.