Os diretórios nacionais do DEM e do PSL decidiram nesta quarta-feira (6) aprovar a fusão entre as duas legendas. O novo partido vai se chamar União Brasil e usar na urna o número 44. Em Ribeirão Preto, a legenda terá dois vereadores – Paulo Modas, eleito pelo PSL, e Gláucia Berenice, eleita pelo DEM.
O presidente nacional da legenda será o atual presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, de Pernambuco, e a secretaria-geral ficará com ACM Neto, da Bahia, que hoje comanda o DEM.
Para ser oficializada, a criação do União Brasil ainda precisa do aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa dos articuladores da fusão é que o tribunal dê a permissão até fevereiro do ano que vem.
Repercussão em Ribeirão
O vereador Paulo Modas disse que acredita que a fusão será positiva. “São lideranças importantes e experientes com tradição na política brasileira”, afirma o vereador que defende que as legendas sigam um caminho “mais equilibrado”.
Tom parecido foi adotado por Gláucia Berenice, que declarou que o novo partido deve seguir a linha programática original das legendas que estão saindo de cena. “Espero que a conjugação de forças sirva para apoiar as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento do País”, disse.