O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), disse que a conclusão do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Mais Idoso deve ficar para dezembro do próximo ano. O centro de saúde foi uma das promessas de campanha do prefeito ainda em 2016 e será mantido em parceria com o governo estadual.
Em entrevista ao acidade on, Nogueira fez o balanço sobre o ano de 2021. O chefe do executivo também falou sobre as obras de mobilidade paralisadas, avaliou a situação da pandemia na cidade e comentou a declaração do secretário André Almeida de Morais sobre a possibilidade de um novo contrato do transporte coletivo.
Confira as respostas:
2021
Sobre o ano de 2021, o prefeito afirma que a capacidade de pagamento do executivo municipal cresceu neste ano, o que permitiu a contratação de novos financiamentos. Nogueira cita, entre outros, a reestruturação do IPM (Instituto de Previdência dos Municipiários) e a realização da reforma administrativa.
Ele ainda afirma que a entrega de obras, como a do viaduto Profissionais da Saúde a duplicação da avenida Adelmo Perdizza, contribuíram para melhorar o trânsito de veículos nas regiões onde estão localizadas.
Pandemia
Nogueira disse que a chegada da variante Ômicron na cidade necessitou que medidas de contenção, como a manutenção da obrigatoriedade de máscaras, fossem mantidas. De acordo com o chefe do executivo, o município pode ampliar a capacidade de atendimento nas unidades de saúde da cidade, caso os números da pandemia voltem a crescer.
“Porém, já alcançamos mais de 80% da população elegível vacinada com as duas doses. Mas é importante reforçar que aqueles que ainda não se vacinaram, se vacinem”, disse.
Obras paradas
Sobre as obras paradas, o prefeito afirmou que os contratos com as empresas responsáveis por elas, precisaram ser rompidos, pois a prefeitura considerou que os prazos de execução não estavam sendo cumprido.
“Ao constatar que as três obras estavam atrasadas, chamamos as empresas, porém, a secretaria de Obras identificou que não tinham condições para tocar as obras”, declarou.
Na última quinta-feira (23), a prefeitura publicou quatro licitações para que sejam retomadas as obras de dois viadutos na avenida Brasil, do túnel entre as avenidas Independência e Presidente Vargas e do corredor de ônibus entre as avenidas Saudade e Dom Pedro I. Nogueira acredita que após a licitação, a retomada dos canteiros de obras ocorra em março de 2022.
Planejamento para 2022
Na entrevista concedida para coluna, Nogueira afirma que a prefeitura pretende licitar em 2022 o corredor de ônibus da avenida Nove de Julho e novos trechos do corredor norte/ sul, leste/oeste, região central. Além disso, prevista a entrega da segunda unidade do Bom Prato, em parceria com o governo estadual, para o primeiro semestre do ano.
O novo prédio da unidade central, que atualmente funciona na rua Saldanha Marinho, também deve ser concluída no próximo ano, segundo o prefeito. Já a construção do AME Mais Idoso, promessa realizada na campanha eleitoral de 2016, deve ser concluída em dezembro de 2022.
Contrato do ônibus
Há duas semanas, em sabatina na Câmara Municipal, o secretário de Administração André Almeida de Morais, disse que a prefeitura avalia uma nova concessão do transporte coletivo em Ribeirão Preto. Ao comentar o caso, o prefeito afirmou que espera a conclusão de uma auditoria para avaliar a concessão, válida por 20 anos.
“Contratamos um estudo que realizará uma análise da viabilidade econômica e financeira, operacional e também todas as questões jurídicas e administrativas que apontará de forma responsável a melhor decisão que não prejudique o usuário do transporte público”, disse.
UPA Ribeirão Verde
Em 2020, na sabatina realizada pelo acidade on, em parceria com a rádio CBN Ribeirão, durante a campanha eleitoral, Nogueira afirmou a UPA Municipal, prevista para ser construída no Ribeirão Verde, na zona Oeste da cidade, seria entregue em um ano. Contudo, o projeto ainda não saiu do papel, o que só deve acontecer em 2024.
Na entrevista, Nogueira confirmou que a data de conclusão do projeto deve ficar para o final da atual gestão. “Nosso compromisso firmado com a população, durante as eleições é de que até o final deste mandato, ou seja, 2024 entregaremos a UPA do Ribeirão Verde para atender a população daquela região”, disse.
A unidade deve ser construída na rua Manoel Games com a avenida Antônia Mugnatto Marincek. Segundo o prefeito, o local ainda é analisado pelo município.