A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que a mudança da sede do Executivo, do Palácio Rio Branco para o antigo prédio da Caixa Econômica Federal, na rua Américo Brasiliense, 426, no Centro, está próxima.
Segundo a Prefeitura, a ida para nova sede está prevista para ocorrer entre março e abril. Contudo, a administração municipal ainda não cravou a data da conclusão da transferência de toda a estrutura.
Clima de mudança
Servidores ouvidos pela coluna disseram que já trabalham “no clima de mudança”. Além do Gabinete do Prefeito, o novo endereço vai receber as secretarias da Casa Civil, Governo e Fazenda. A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) também deve ser transferida para lá.
Reforma
O antigo prédio da Caixa Econômica Federal começou a ser reformado em julho de 2020 pela Increbase Engenharia e Administração Eireli-ME. A obra era para ser entregue em janeiro de 2021, mas houve a necessidade de adequações na reforma do imóvel. O serviço foi orçado em R$ 4.456.689,52.
Compra
O imóvel foi adquirido pela Prefeitura de Ribeirão Preto em negociações com a Caixa pelo valor de R$ 3,9 milhões (em compensação de tributos, como o IPTU). O contrato de compra foi assinado no fim de janeiro de 2019. O executivo ainda planeja restaurar o Palácio Rio Branco.
Promessa
O anúncio da mudança para o novo endereço foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em entrevista ao acidade on em 2017, primeiro ano do tucano na prefeitura. Já no segundo mandato, Nogueira segue comandando a cidade do imóvel construído há 104 anos.
Restauração do Palácio
O Palácio Rio Branco, que completa 105 anos em maio deste ano, deve passar por restauração. Uma projeto foi apresentado pela Prefeitura em 2020, quando foi assinado um termo de cooperação entre a prefeitura e o IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais).