- Publicidade -
PolíticaNévio ArchibaldRibeirão Preto tem duas vocações, segundo secretário de Tarcísio; Veja quais são

Ribeirão Preto tem duas vocações, segundo secretário de Tarcísio; Veja quais são

Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, afirma que Ribeirão Preto precisa diversificar as vocações

- Publicidade -

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, afirmou que Ribeirão Preto não pode depender de apenas uma vocação na economia. Em entrevista ao acidade on Ribeirão, o secretário afirma que o título de Capital do Chope e das Cervejas Artesanais pode facilitar o desenvolvimento dessa indústria na cidade.

Jorge Lima esteve em Ribeirão Preto na última semana para participar da abertura da Feira Internacional do Livro, do qual é o patrono na edição de 2024. Na ocasião, ele revelou que negocia com investidores estrangeiros a construção de um bairro inteligente, inspirado em modelos vistos em outros locais do mundo.

- Publicidade -

Polo de saúde

Segundo o secretário, o “polo de saúde de Ribeirão Preto está bastante adiantado”. Contudo, ele afirma que a cidade deve ter outras vocações. “Eu não gosto de lugar nenhum que tem uma vocação só, é igual empresa. Se a sua empresa tem 80% de faturamento de um só cliente, você está na linha de tiro. Porque, se ele quebrar, você quebra”, afirma Jorge Lima.

Ribeirão Preto tem duas vocações muito claras: o agro, que é o todo poderoso, a gente conhece, tem as usinas. Porém, você tem outras alternativas, como o comércio de serviços de valor agregado

Para o secretário, o turismo pode ser uma das opções exploradas. “Você tem no entorno um potencial turístico enorme, que estamos desenvolvendo um projeto junto com o Sebrae, e tem essa capacidade de geração de valor agregado. Aqui cabe shoppings de alto padrão, restaurantes de alto padrão. Cabe mais, porque permite a atração de investimentos e aumentar o ticket”, declara.

Capital do Chope

Jorge Lima também comentou o título de Capital do Chope e das Cervejas Artesanais, declarado pelo governo estadual. Para ele, essa vocação de Ribeirão Preto precisa desenvolver uma cadeia produtiva e conversar com o consumidor.

“A cadeia de cerveja caiu muito em função do domínio de algumas, óbvio, a gente não discute o poderio de Heineken, de Ambev, do Grupo Petrópolis, mas você tem que olhar a cadeia e o mercado consumidor. Nós estamos tentando conversar com essas pessoas, para que transforme uma cadeia. A gente volte conversar isso como um arranjo produtivo completo”, disse.

“Eu adoro a ideia, porque Ribeirão Preto foi anos e anos conhecida pelo Pinguim. Era uma coisa que você podia falar em qualquer lugar do Brasil que o melhor chope do mundo era do Pinguim. E nós perdemos isso, de alguma forma. Então acho que tem que recuperar isso e estou disposto investir via SP Produz, eu preciso do interesse dos empresários. Acho que Capital do Chope facilita ainda mais fazer o desenvolvimento de cadeia e é uma vocação”, completa.

- Publicidade -

SAIBA MAIS

Confira a programação da Feira do Livro de Ribeirão Preto neste domingo

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Brasileiro de apenas 7 anos descobre asteroide na órbita de marte

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -