Desde a última semana, a nova sede da Prefeitura de Ribeirão Preto tem funcionado no centro administrativo implantado no antigo prédio da Caixa Econômica Federal, na rua Américo Brasiliense, 426, no Centro.
O imóvel foi batizado com o nome do prefeito José de Magalhães, chefe do executivo de Ribeirão Preto entre 1º de janeiro de 1948 e 31 de dezembro de 1951. Ele foi eleito em 1947 após ter recebido apoio do então ex-presidente Getúlio Vargas.
Voto popular
Esta foi a primeira eleição para escolha do prefeito pelo voto popular. Anteriormente, o chefe do executivo municipal era definido pela nomeação dos interventores estaduais – governadores nomeados pelo presidente – ou pela Câmara Municipal.
Magalhães foi eleito com 37% dos votos, ficando na frente de Antônio Rodrigues da Silva, apoiado por 26% do eleitorado. José de Magalhães era nascido no Rio de Janeiro e se formou em Direito pela Faculdade do Distrito Federal em 1927.
Nove de Julho
Ele se mudou para cidade apenas em 1932 para atuar como advogado e professor no Ginásio do Estado, a atual escola estadual Otoniel Mota. Além disso, ele foi presidente do Botafogo e vereador de 1º de janeiro e 5 de julho de 1952, quando renunciou.
Foi na gestão de José de Magalhães que teve início aos estudos para prolongamento da avenida Nove de Julho alcançando a Independência com o calçamento de paralelepípedos entre as ruas Barão do Amazonas e Cerqueira César, além da realização do plantio de 40 árvores sibipirunas no local.