- Publicidade -
PolíticaNogueira mantém Isaac na liderança do governo na Câmara de Ribeirão

Nogueira mantém Isaac na liderança do governo na Câmara de Ribeirão

Vereador de Ribeirão Preto confessou participação em esquema para captação ilícita de votos nas eleições de 2016

- Publicidade -

Isaac Antunes é o líder do governo Nogueira na Câmara de Ribeirão Preto (Foto: Allan S. Ribeiro/Câmara Ribeirão)
Isaac Antunes é o líder do governo Nogueira na Câmara de Ribeirão Preto (Foto: Allan S. Ribeiro/Câmara Ribeirão)

 
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), vai manter o vereador Isaac Antunes (PL), na liderança do governo na Câmara Municipal, mesmo após o parlamentar confessar participação em um esquema de captação ilegal de votos nas eleições de 2016. 

No último dia 20 de julho, Isaac Antunes, que é candidato a deputado federal pelo mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, assinou um acordo de não persecução penal com a Justiça Eleitoral.  

Por meio de nota enviada ao acidade on Ribeirão, a prefeitura informou “que o acordo feito pelo vereador junto ao poder Judiciário e o processo eleitoral não interferem nas atividades como líder de governo”.  

VEJA TAMBÉM
 

Vereador de Ribeirão confessa participação em esquema e faz acordo
 

Morre suspeito de furto em igreja atropelado por padre de Ribeirão
 
Segundo proposta apresentada pelo promotor Paulo Cesar Souza Assef, da 265ª zona Eleitoral de Ribeirão Preto, Isaac deve pagar uma multa de cinco salários mínimos, equivalente a R$ 6.060 nos valores atuais. O acordo foi homologado pelo juiz Thomaz Carvalhaes Ferreira.  

- Publicidade -

Confissão
 
Durante a audiência, o magistrado descreveu a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral, no qual acusa o parlamentar de corrupção eleitoral a associação criminosa por supostamente se unir ao movimento “Muda Ribeirão”, criado para limpar o nome de pessoas com dívidas e que ajuizava ações na Justiça, sem conhecimento das vítimas, e para captar eleitores para Isaac.  

O esquema foi investigado pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e pela Polícia Civil no âmbito da Operação Têmis, deflagrada em 2018. Ao ser questionado pelo magistrado, Isaac admitiu a prática dos atos descritos na denúncia.  

“Nos termos da lei, sim, Excelência, como foi dito”, declarou Isaac ao juiz, conforme a transcrição. O juiz rebateu: “O senhor, então, segundo a lei, faz essa confissão de forma voluntária, sem nenhum tipo de coação?”. No qual Isaac responde: “Sim, Excelência”.  

Quando questionado sobre dúvidas em relação à proposta e as consequências dela, o vereador afirmou que não havia nenhuma e disse que “foram três anos de muito desgaste”, por isso, essa seria a atitude correta a ser tomada.  

LEIA MAIS
Tecnologia na saúde transforma e facilita a experiência do usuário

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -