Prometidos para primeira quinzena de agosto, os novos ônibus do transporte coletivo ainda não estão circulando em Ribeirão Preto. No final de julho, a prefeitura apresentou 12 veículos para substituição para frota – a previsão é que mais de 300 ônibus estejam nas ruas até metade de 2024.
De acordo com o consórcio PróUrbano, os veículos estão sendo preparados para entrarem na operação, como a instalação do sistema de bilhetagem eletrônica, câmeras de segurança, entre outros. Ainda, trâmites legais como o emplacamento dos ônibus ainda estão sendo realizados.
VEJA TAMBÉM
Interior de SP pode ter chuva nesta quarta; Saiba como fica o tempo em Ribeirão e região
Parada LGBTQIAPN+ de Ribeirão acontece neste domingo; Veja onde será a concentração
O consórcio informou que “dentro de alguns dias” os veículos serão liberados.
Por meio de nota, a prefeitura afirmou que já concluiu a instalação do sistema de câmeras de segurança, internet wi-fi de bilhetagem eletrônica, mas que ainda aguarda a liberação do emplacamento dos veículos por parte do estado.
Menos da metade
Em janeiro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou que 50 novos ônibus seriam entregues na primeira etapa de substituição da frota. No entanto, apenas 12 veículos foram entregues no final do último mês.
Em cronograma apresentado pelo próprio Executivo, previa que outros 157 veículos fossem entregues até o final de agosto, outros 26 ônibus convencionais e 12 midi ônibus na primeira quinzena de outubro.
Em fevereiro de 2024, chegarão 54 ônibus “padrons com maior capacidade e tecnologia avançada”, e a última leva está prevista para julho de 2024, com a entrega de 39 ônibus convencionais e nove midi ônibus.
Os novos veículos contam com ar-condicionado, entrada USB para carregador de celular, internet wi-fi e suspensão pneumática. Também terão a opção de pagamento da passagem com cartões nas funções débito ou crédito.
LEIA MAIS